Pessoal pré-75: Afubesp e CNAB têm encontro positivo com secretário-adjunto da SPC
Em função das mudanças recentes ocorridas na direção da SPC (Secretaria de Previdência Complementar), a Afubesp e a CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa) voltaram a procurar o órgão que regula e fiscaliza o setor de fundos de pensão. O novo encontro ocorreu na manhã de quinta-feira, dia 26, quando os banespianos foram recebidos em audiência pelo secretário-adjunto, Carlos Alberto de Paula, e seus assessores.
Durante a conversa, foi relatada toda a história do aposentados pré-75 do Banespa, incluindo a criação do Plano V e os cinco pontos reivindicados pelo segmento para seu aperfeiçoamento. Ou seja, que o Santander assuma os seguintes compromissos: incluir o Comitê Gestor no regulamento, manter o patrocínio do plano, continuar contribuindo com a Cabesp, deixar claro a dívida que tem para com o Banesprev referente à necessidade de aporte financeiro e uniformizar os critérios de reajuste dos participantes do Plano V pelo índice mais favorável.
A Afubesp e a CNAB já haviam entregue ofício à SPC sobre o assunto. Em setembro do ano passado, estiveram com o então secretário de Previdência Complementar, Leonardo André Paixão, e com o ministro anterior da Previdência Social, Luiz Marinho. Após aquele encontro, o órgão realizou uma fiscalização no Banesprev.
Ao falar sobre esse tema, o secretário-adjunto, Carlos Alberto de Paula, informou que irá verificar as conclusões da fiscalização e perguntou se houve alguma melhoria com a criação do Plano V. Os banespianos reafirmaram que a criação do fundo foi um passo positivo, ressaltando, porém, que ele precisa ser melhorado.
Após ouvir os relatos, de Paula sugeriu a realização de uma nova reunião e colocou-se à disposição para buscar um acordo. “Se a Secretaria de Previdência Complementar puder ajudar, ajudaremos”, disse.
Na avaliação de Paulo Salvador, presidente da Afubesp, Herbert Moniz, Sérgio Zancopé e Alfredo Rossi, integrantes da CNAB – os banespianos que participaram da audiência –, o encontro foi bastante positivo, especialmente, pela forma efusiva com que foram recebidos pelo secretário-adjunto e pelos assessores da SPC. “Enxergamos ali uma postura de buscar por justiça e por direito, e isso é uma coisa que muitas vezes não encontramos nos órgãos públicos”, resume Herbert Moniz.
fonte: Airton Goes – Afubesp