Pessoal do Grupo Santander Banespa fará encontro regional no Sul do país
No próximo sábado, dia 22, das 9h às 14h, será realizado o Encontro Regional dos Trabalhadores no RS, SC e PR do Grupo Santander Banespa, em Florianópolis. O evento será aberto e ocorrerá na colônia de férias da Adesbam, na praia de Cachoeira do Bom Jesus (Rua Luís Boiteaux Piazza nº 3224).
“Os funcionários do Santander Brasil, Meridional e Banespa precisam intensificar a mobilização”, aponta o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Federação dos Bancários do RS e Afubesp, Ademir Wiederkehr. O banco está concluindo o processo de unificação do sistema tecnológico, o que poderá ocasionar uma onda de demissões e fechamento de agências.
Além disso, no dia 30 de novembro termina a garantia de emprego prevista no acordo específico do Banespa, assinado pela maioria das entidades sindicais. “Queremos a prorrogação da garantia de emprego por um ano para todos os funcionários do grupo”, enfatiza o dirigente sindical.
Do mesmo modo, os bancários estão preocupados com a forma de implantação do ponto eletrônico. O banco deixou de fora os gerentes e outros comissionados que, assim, continuam sem poder registrar o seu horário de trabalho e sem receber horas extras.
As condições de saúde, segurança e trabalho seguem inadequadas, principalmente em função das metas absurdas para a venda de produtos, provocando o adoecimento de diversos trabalhadores. E o banco se nega a fazer a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).
O encontro também discutirá o fortalecimento da luta pela unificação dos contratos, visando estender para todos os empregados as condições mais vantajosas em cada banco. “Reivindicamos que os funcionários do Banespa também recebam o abono de R$ 1.700 não previsto no acordo coletivo e propomos que haja igualdade no pagamento da PLR, calculando o seu valor com base no lucro consolidado do grupo, ao invés de considerar o resultado de cada banco separadamente, como tem ocorrido até agora”, destaca Ademir.
Ainda será debatida a continuidade da luta dos aposentados pela aplicação da Resolução nº 118/97 do Senado Federal, que assegura o reajuste das complementações de aposentadorias e pensões. O banco não pode se apropriar indevidamente de recursos que recebeu para honrar esse passivo trabalhista.
A intenção do encontro, além de reforçar a organização e mobilização dos funcionários e aposentados nos três estados do sul do país, é definir propostas que serão encaminhadas para a apreciação no Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa, marcado para os dias 4 e 5 de novembro, em São Paulo.
Os gaúchos já estão se organizando para a participação no encontro. Haverá transporte para levar a delegação, com saída na sexta-feira, dia 20, às 18h, e retorno logo após o final do encontro. As inscrições devem ser feitas até quarta-feira, dia 19, às 17h, na Federação dos Bancários do RS, através do e-mail [email protected] ou pelo fone 51-3224.2000 com Cida.
Vários sindicatos e federações já confirmaram presença. Também participará a CNB/CUT e a Afubesp.
fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região