PESQUISA DATAFOLHA MOSTRA QUE POPULAÇÃO ESTÁ INSATISFEITA COM SERVIÇOS PRIVATIZADOS
O jornal Folha de São Paulo divulgou hoje um caderno especial de 8 páginas “Pós-privatização”, no qual divulga extensa pesquisa feita pelo Datafolha, cujos resultados apontam a frustração dos consumidores com os serviços privatizados: telefonia, estradas e energia.
Na primeira frase do texto de capa do caderno, o jornal afirma que a insatisfação dos consumidores e falta de controle do governo para vigiar a qualidade do atendimento são o saldo da privatização dos serviços públicos no Brasil.
A pesquisa foi feita em cinco estados e ouviu 1.816 pessoas com 16 anos ou mais. A telefonia fixa foi a vilã dos entrevistados, com piora dos serviços apontada por 40% dos entrevistados. No Estado de São Paulo, o índice de insatisfação sobe para 53%.
Com relação à energia, 40% acham que está igual a antes da privatização, 28% dizem que piorou e 27% que melhorou. As rodovias foram as privatizadas que receberam opiniões menos críticas, ainda assim só obtiveram a aprovação de 36% dos entrevistados.
O jornal esclarece que os índices sofrem modificações de uma região para outra, uma vez que as empresas prestadoras de serviços também são diferentes
fonte: AFUBESP