Pesquisa comprova que assédio moral é um fato na categoria bancária
O assédio é um fato, agora comprovado por pesquisa: quase 40% dos bancários já passaram por situações constrangedoras no trabalho. Fato é, também, que a categoria anda mal de saúde, principalmente no que se refere ao estado psicológico: 60,72% dos trabalhadores dos bancos sentem-se nervosos, tensos ou preocupados. Outros sintomas apresentados são cansaço, tristeza, insônia, dor-de-cabeça.
O estresse e o assédio tem sua razão de ser: estão diretamente ligados à forma como se estruturam as relações e o ambiente de trabalho. Embora haja um clima positivo em relação às chefias e às equipes, existem muitas queixas em termos de comunicação – boatos que geram insegurança, pessoas que não passam informações e que impedem o contato com as chefias. Mais: 70,97% dos bancários reclamaram da falta de pessoal. A extrapolação de jornada, a carga excessiva de trabalho, e o excesso de competição também foram muito citados pelos entrevistados.
“O que se percebe é que existe o assédio propriamente dito, aquele no qual o empregado é submetido a situações constrangedoras, e existe um outro, bem mais comum: o assédio que decorre das condições de trabalho”, afirma Regina Maciel, psicóloga, integrante da coordenação do projeto sobre Assédio Moral na Categoria Bancária, e responsável pela elaboração do relatório de pesquisa.
fonte: Sindicato dos Bancários de Pernambuco