PEC QUE PREVÊ O RETORNO DO BANESPA PARA SÃO PAULO
Cinco partidos indicaram a PEC n.º 4, que prevê o retorno do controle acionário do Banespa ao Estado de São Paulo, como prioritária para entrar na ordem do dia da Alesp. A indicação ocorreu na reunião de líderes, realizada hoje à tarde. Com isso, a Proposta de Emenda Constitucional aprovada em mais de 300 câmaras municipais paulistas deu mais um importante passo no Legislativo.
Os partidos que colocaram a PEC do Banespa como prioritária foram: PT, PCdoB, PDT, PSB e PPB. Segundo explicações do líder petista, José Zico Prado, um acordo anterior determinava que cada partido poderia indicar apenas duas PECs. “A apresentação da proposta por cinco partidos reforçou a importância da matéria. Precisamos agora que outros líderes venham a apoiar a sua colocação na ordem do dia.”
Apoio de outros partidos – O fato de não apresentarem a PEC como prioritária não significa que os demais partidos também não a apóiem. A líder do PMDB, Rosmary Correa, avalia que a proposta tem a adesão de 80% do Colégio de Líderes, composto por 14 deputados estaduais. “Outros líderes que falaram antes já haviam indicado a PEC do Banespa. Por isso, não foi necessário que nós também a apresentássemos, mas a apoiamos integralmente.” Além do PMDB, vários outros partidos declaram apoio à proposta.
A tradição da Alesp é que os líderes partidários cheguem a um consenso antes de colocar a PEC em votação. Esse é o objetivo dos partidos que apoiam o Banespa. Entretanto, não descartam a possibilidade de solicitar ao presidente da Casa, Wanderlei Macris, para colocar a matéria do Banespa em votação, mesmo sem adesão de todos os partidos.
Todos à Alesp na próxima terça-feira, dia 25 – O Comando Nacional Banespa orienta os banespianos da ativa e aposentados a fazerem um esforço para estarem na terça-feira, dia 25, à partir das 9 horas da manhã, na Alesp, quando acontece nova reunião dos líderes para definir, entre as PECs indicadas como prioritárias, quais serão votadas nos próximos dias. “Hoje, estivemos em mais de 100 banespianos no plenário. É preciso ampliar este número para demonstrar aos parlamentares a nossa força e que o Banespa é fundamental para São Paulo”, convoca Ivani Baptistão, secretária de Funcionalismo do Corep e diretora de Divulgação da Afubesp.
fonte: AFUBESP