PEC BALANÇA BASE GOVERNISTA.
Mais uma vez os banespianos estão de parabéns. O plantão permanente na Alesp nos últimos dias e as mensagens enviadas para os deputados foram como sempre valiosíssimos: a PEC nº 4 permanece na ordem do dia da casa, apesar da tentativa do governo Covas de enterrá-la definitivamente ontem mesmo.
Com o argumento de que sem votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias atrasaria o recesso parlamentar, o presidente da Alesp, Vanderlei Macris, sob orientação clara do governo do Estado tentou jogar a PEC para escanteio, sem definir sequer uma data futura para discussão.
O firme protesto dos banespianos que estavam no plenário e a pronta atuação das bancadas dos partidos que apóiam a discussão da PEC criaram um impasse que durou até a madrugada de hoje. Ao final, os representantes do partido do governo abriram negociação com dirigentes dos banespianos e saiu o compromisso de que em agosto a PEC entrará em discussão na Casa.
Que cumpram a palavra. Ivani Baptistão, diretora de Divulgação da Afubesp, avalia positivamente o resultado, considerando que a decisão de colocar a proposta em discussão depende exclusivamente do presidente da Alesp. “A Assembléia é presidencialista e isso é um problema pois cria desvios nada democráticos, como o caso da PEC. Todos os partidos, inclusive da base governista, defendiam o início dos debates sobre a PEC. No entanto, a decisão final ficou na mão de um homem só, o presidente da Casa, e não por acaso do partido do governo que não quer que a PEC seja votada de jeito nenhum”, comenta.
Ela manifesta a convicção de que só a pressão organizada e persistente dos banespianos com apoio da sociedade é que pode garantir que o compromisso seja cumprido. “Em agosto temos de voltar com tudo. Macris empenhou a palavra uma vez e não cumpriu. Esperamos que dessa vez ele cumpra.”
Novas ações. O Comando Nacional Banespa reuniu-se hoje e já prepara um conjunto de atividades para quebrar os ataques do governo. Entre as propostas do Comando estão a retomada do corpo-a-corpo com os parlamentares no começo de agosto e caravanas pelos municípios com atividades em defesa da votação da PEC. A idéia é privilegiar as bases eleitorais dos deputados estaduais.
Plantão animado. Mais de duzentos banespianos estiveram por dezoito horas ontem na Alesp. Dividiram o plenário com estudantes, funcionários e professores universitários que foram acompanhar a votação da LDO e exigir a aprovação de verbas para as universidades. O que era para ser um chá de cadeira, transformou-se numa manifestação animada e contagiante, com direito a muitas palavras de ordens coordenadas com movimentos de tai-chi chuan e aeróbica. Criatividade não faltou. Vai ficar na história.
fonte: AFUBESP