Participantes conversam sobre Banesprev com dirigentes em reunião presencial na Afubesp
Atendendo ao convite da Afubesp, um numeroso grupo de associados compareceu à reunião aberta que debateu os temas mais sensíveis sobre Banesprev na tarde da segunda-feira (4). O encontro marcou uma retomada de discussões presenciais, onde os participantes puderam conversar diretamente com os representantes no auditório da associação.
Além da presidenta da entidade, Maria Rosani, a mesa foi composta pela diretora administrativa do Banesprev Maria Auxiliadora, por Walter Oliveira, eleito no Comitê de Investimentos, por Marcia Campos (suplente no Conselho Deliberativo), pela representante do Sindicato dos Bancários do São Paulo Vera Marchioni e pelo advogado Marcelo Armellini, também atual representante na Comissão Eleitoral do Banesprev.
Na apresentação, foram reprisados os momentos mais importantes que culminaram na situação atual do processo simultâneo de prestação de contas e eleições estatutárias, além das ações as quais a Afubesp faz parte. A maioria das dúvidas seguiram a preocupação de uma possível impugnação ou suspensão da AGO pela Justiça.
Como orientação, a Afubesp pede que os participantes tratem o processo – estendido até o dia 20 de setembro -, como se fosse terminar hoje, sem deixar seus votos para a última hora. Ademais, sugere que quem já conseguiu votar auxilie os colegas que ainda estão com dificuldade, e assim garantir uma participação maciça.
>> Leia mais: Vote já e defenda seus direitos; Confira histórico do processo
Um enorme NÃO aos ataques contra os aposentados
Na segunda parte da reunião, foram abordados os assuntos que criam maior aflição aos participantes: a retirada de patrocínio e transferência de gestão. Da comunicação da intenção do Santander em retirar sua parte no Banesprev, às articulações em Brasília durante o governo de transição junto à Previc e a suspensão do andamento processual automático por 90 dias.
>> Leia mais: Saiba tudo sobre as ações contra a retirada de patrocínio e transferência de gestão
Enquanto há a movimentação da representação nos bastidores, os participantes também fazem sua parte em denunciar a situação e barrar as intenções do Santander. Para Maria Rosani, estamos em uma batalha que só tivemos parecida há anos. “Entendemos que o que o Santander está fazendo agora é a segunda etapa da privatização do Banespa, pois agora eles querem declaradamente se livrar das nossas joias, Cabesp e Banesprev e também dos banespianos”, lamenta a presidenta.
Ainda segundo ela, é de importância ímpar que os colegas mostrem sua força em todas as oportunidades possíveis. “Temos pessoas denunciando os ataques ao Banesprev e Cabesp em audiências públicas pelo estado de São Paulo, e no dia 29 de setembro faremos um encerramento deste ciclo na Alesp. Conclamo vocês a participarem”, destaca Rosani. Outra iniciativa popular é o abaixo-assinado, que já conta com mais de 7500 assinaturas de banespianos e simpatizantes.
O documento será entregue durante a sessão na Alesp. “Com isso, vamos ganhando visibilidade, ganhamos força na luta quando mais pessoas conhecem a causa, e isso incomoda o Santander globalmente”, conclui a dirigente.
Afubesp
Fotos: Junior Silva