Para que todos os dias sejam de conquistas para as mulheres
Homenagens e protestos vão marcar nesta quarta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, na capital gaúcha. O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e a Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (FEEB/RS) estarão distribuindo nas principais agências um folder alertando para todos os tipos de violência praticados contra as mulheres.
Junto com o folder, o Sindicato vai entregar para as bancárias uma lixa de unhas, com uma mensagem: “A luta é constante. Mantenha as garras afiadas”. O objetivo é que as mulheres continuem se mobilizando cada vez mais contra a discriminação, os baixos salários, o assédio moral e sexual e todos os tipos de violência.
A partir das 9h, as entidades também participarão dos protestos organizados pela CUT e outras entidades. Haverá concentração no Largo Zumbi dos Palmares e, em seguida, as mulheres sairão em caminhada até o centro de Porto Alegre.
Na Esquina Democrática será realizado um ato público, para sensibilizar as pessoas sobre as diversas formas de violência que a mulher sofre e a necessidade de construir uma sociedade com justiça, distribuição de renda e igualdade de oportunidades para as mulheres.
O Sindicato homenageia neste dia 8 de março todas as bancárias com o belo poema de Fátima Aparecida Santos de Souza, que está publicado na capa da edição desta semana do jornal O Bancário.
Meu nome é mulher
No princípio, eu era a Eva
Nascida para a felicidade de Adão
E meu paraíso tornou-se trevas
Porque ousei libertação.
Mais tarde, fui Maria
Meu pecado redimiria
Dando à luz aquele que traria a salvação
Mas isso, não bastaria
Para eu encontrar perdão.
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha a menor vaidade
Mas sonhava com a igualdade.
Muito tempo depois, decidi:
Não dá mais!
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais!
Hoje, não sou só esposa ou filha
Sou pai, mãe, arrimo de família
Sou caminhoneira, taxista, piloto de avião
Policial feminina, operária em construção.
Ao mundo, peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é competência
Meu nome é mulher!
Autoria de Fátima Aparecida Santos de Souza (Pérola Neggra)
fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região