Para Palocci, revisão do IR esbarra em Orçamento em andamento
O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sinalizou na terça-feira, dia 18, que a revisão da tabela do Imposto de Renda poderá não ser feita este ano.
“Durante o andamento de um Orçamento, você querer resolver grandes problemas é muito difícil que seja feito. As mudanças são possíveis, dentro da construção dos orçamentos de cada ano”, disse Palocci a jornalistas ao ser questionado se a revisão da tabela do Imposto de Renda este ano era necessária.
Palocci ressaltou que sua responsabilidade não é apenas de anunciar medidas, mas sim de fazer as contas fecharem. “Precisamos ter em mente que o governo tem neste ano um orçamento em andamento e, na parte de tributos, trabalhamos tanto com a questão da tabela do IR, que arrecada tributos, como com as políticas distributivas…Você não pode comprometer receitas e querer ampliar despesas. Meu papel aqui é de fechar a conta”, afirmou o ministro.
A correção dos limites de contribuição da tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) ainda este ano é uma reivindicação das centrais sindicais. Na última semana, Palocci reuniu-se com o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Luiz Marinho, para discutir o tema.
fonte: Reuters