Onda de assaltos em agências será debatida com ministro Tarso Genro
A violência que marca o cotidiano de bancários, vigilantes e clientes nas agências bancárias será o tema principal da reunião marcada para o dia 24 de julho, em Brasília, entre dirigentes sindicais e o ministro da Justiça, Tarso Genro.
A denúncia em várias instâncias sobre a insegurança nas agências foi deliberada durante o 3º Seminário Nacional de Segurança Bancária, organizado pela Contraf-CUT e realizado em meados de maio, em Curitiba.
“O problema cresce a cada ano e agora chegamos num nível alarmante. Temos poucos dados oficiais, mas só na cidade de São Paulo o número de casos dobrou nos primeiros três meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Porto Alegre está vivendo um surto de assaltos a banco. Precisamos agir imediatamente e, já que o diálogo com a Fenaban não avança, vamos levar o problema ao Ministério da Justiça”, diz Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf-CUT.
No dia 25 de julho a mobilização prossegue em Brasília, com visitas de dirigentes sindicais à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e aos gabinetes de deputados e senadores que têm atuação na área.
Os bancários reivindicam instalação de porta de segurança com detector de metal em todas as agências, maior número de vigilantes e instalação de sistema de filmagem para identificar criminosos.
fonte: Jair Rosa – Seeb SP