Novas regras para tarifa bancária não beneficiam consumidor
As novas regras para tarifas bancárias estipuladas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e que entraram em vigor na quarta-feira, dia 30, não irão trazer nenhum benefício ao cliente ou, melhor, ao consumidor. Essa é conclusão do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que realizou levantamento sobre os pacotes oferecidos pelas 10 principais instituições financeiras do país.
De acordo com o estudo, oito dos bancos pesquisados encontraram uma fórmula muito fácil para evitar uma possível concorrência entre eles. Para isso, estão oferecendo o pacote padronizado (no qual todos são obrigados a oferecer os mesmos serviços em quantidades idênticas) com preço mais caro do que um outro diferenciado, em que cada instituição determina o que está incluso.
“Dessa forma, o pacote padronizado não interessará o consumidor. E como os outros (pacotes) são diferentes em cada banco, o correntista vai continuar de mãos atadas em relação à instituição financeira, sem conseguir comparar quem tem a menor tarifa”, destaca a gerente de informação do Instituto, Lisa Gunn.
Para o Idec, o correto seria o pacote padronizado ser o mais barato, já que oferece apenas alguns serviços considerados básicos. Mas não é isso o que acontece, por exemplo, no Santander, onde o valor é de R$ 26,50 (o terceiro mais caro entre os dez bancos pesquisados).
“Vamos enviar ao Banco Central e aos ministérios da Fazenda e da Justiça os resultados do levantamento, solicitando que sejam feitas modificações nesses pacotes e que a circular n.º 3.371 seja revista”, informa Marilena Lazzarini, coordenadora executiva do órgão de defesa do consumidor.
O resultado da pesquisa pode ser visto no site www.idec.org.br. Nos próximos dias, o Instituto deverá lançar um site com mais informações sobre as novas regras, comparações entre as tarifas e os pacotes de serviços, além de informações sobre o direito do consumidor em relação aos bancos.
Funcionários aposentados e da ativa do Santander – Graças à mobilização e capacidade de negociação das entidades sindicais e de representação dos bancários do Santander, os funcionários aposentados e da ativa do banco dispõem de isenção para um pacote de serviços.
fonte: Airton Goes – Afubesp