Nova direção da Federação dos Bancários do RS toma posse
A nova diretoria da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Feeb RS) para a gestão 2004-2007 será empossada nesta sexta-feira, dia 19, às 20h, na sede da Adesbam (Rua Mário Totta, 108 – bairro Tristeza), em Porto Alegre.
Eleita de forma proporcional no 8º Congresso Estadual dos Bancários, realizado nos últimos dias 6 e 7, a nova diretoria assume com os compromissos de representar os 38 sindicatos da categoria no Estado e unificar as lutas contra as demissões nos bancos privados, por melhores salários e condições de trabalho, em defesa dos bancos públicos e dos direitos dos trabalhadores.
Conforme o novo estatuto da entidade, a direção será composta por 28 cargos: sete efetivos e sete suplentes do colegiado executivo, cinco efetivos e cinco suplentes do conselho fiscal e dois efetivos e dois suplentes como representantes sindicais em grau superior. A principal novidade é a criação de uma diretoria sobre a mulher trabalhadora, bem como a inclusão da cota mínima de 30% de gênero em congressos, encontros e sistema diretivo para garantir maior participação das mulheres.
Um dos primeiros desafios é barrar o processo de demissões em massa dos banqueiros. Apesar dos lucros fantásticos em 2003, quatro grandes bancos privados (Bradesco, Santander Banespa, Unibanco e ABN Real), que lucraram juntos R$ 6,242 bilhões em 2003, já demitiram 1.300 funcionários em menos de três meses de 2004 em todo o País. Outra prioridade é participar dos debates acerca da reforma sindical, cujo projeto do governo Lula deve ser encaminhado ao Congresso Nacional em abril.
O colegiado executivo da Federação dos Bancários será integrado por Juberlei Bacelo (Santander), Carlos Augusto Rocha (Banrisul), Jorge Vieira da Costa (HSBC), Arnoni Hanke (Unibanco), Ademir Wiederkehr (Banespa), Luiz Carlos Barbosa (Santander) e Denise Correa (Banrisul).
fonte: Federação dos Bancários do RS