NOVA DENÚNCIA CONTRA O BANCO FATOR
seguir, transcrição da íntegra de matéria publicada no jornal “O Estado de São Paulo”, edição de 11/5/99
“60 consultorias participam de licitação
Empresas apresentarão propostas para a reestruturação do sistema financeiro federal
BRASÍLIA – Cerca de 60 consultorias já retiraram o edital para a apresentação da proposta de reestruturação do sistema financeiro federal. Segundo o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Cincinato Rodrigues Campos, essas consultorias terão até o dia 8 de junho para entregar as propostas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Está prevista a divulgação da vencedora em 16 de agosto. Campos não quis manifestar-se sobre as denúncias de que o Banco Fator seria o virtual ganhador da licitação, porque a concorrência estaria com cartas marcadas. “A licitação é um processo complexo”, afirmou o secretário. “Não acredito em cartas marcadas.”
Processo – Na reunião de ontem do Comitê de Coordenação Gerencial das Instituições Financeiras e Federais (Comif) foi discutida a remuneração do BNDES para contratar a consultoria, mas não houve definição.
A licitação será feita pela combinação do melhor preço e do critério técnico. Na próxima reunião, em 14 de junho, o Comif deverá definir a criação de uma instituição para cobrar os créditos dos bancos federais. Durante a reunião, a presidente do Banco da Amazônia (Basa), Flora Valadares, apresentou o problema da instituição, que teve suas contas consideradas irregulares pelo Ministério do Orçamento, por estar cobrando comissão de 3% para operar com os recursos do Fundo Nacional do Norte.
Para a direção da Sudam, essa taxa deve ser de apenas 2%. A Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional deverá dar um parecer sobre o assunto.
Segundo Campos, as conversas preliminares indicam que o parecer deverá ser favorável ao Basa.”
fonte: AFUBESP