Nexo Epidemiológico: notificações de acidente de trabalho triplicam
Desde que o Nexo Técnico Epidemiológico (NTEp) entrou em vigor, no mês de abril, as notificações de acidentes de trabalho triplicaram, segundo números apresentados pelo INSS relativos às perícias realizadas em todo o país. No Estado de São Paulo, os registros mostram um aumento dos números absolutos em todas as regiões, particularmente nas correspondentes às Gerências Executivas do Inss da capital, de Jundiaí e de Santo André.
Os dados foram divulgados a partir de reunião do Grupo Executivo Interinstitucional de Saúde do Trabalhador de São Paulo (Geisat/SP), ocorrida, no dia 8 de maio, na Gerência Regional do INSS. O grupo também tratou da necessidade da ação articulada dos órgãos da Saúde, Previdência Social e Trabalho para o acompanhamento das notificações segundo a nova metodologia.
O NTEp é um dos critérios de concessão de benefício acidentário para os segurados que estão incapacitados para o trabalho por doença estatisticamente associada ao seu ramo econômico, independente da emissão de CAT. “Os números preliminares do INSS em relação a registros de acidente de trabalho indicam que o Nexo Técnico Epidemiológico de fato representa um instrumento que vai auxiliar no combate à subnotificação das doenças do trabalho”, avalia Plínio Pavão, secretário de saúde da Contraf-CUT. “Contudo, é preciso fazer uma análise mais detalhada dos números para sabermos se proporemos aperfeiçoamentos ao sistema”, ressalva.
fonte: Contraf-CUT, com Cerest-SP