Ministério da Previdência faz proposta para pagamento da dívida com aposentados
Nesta quinta-feira, dia 22, o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, apresentou às centrais sindicais uma primeira proposta de acordo que pode levar a uma revisão automática das aposentadorias dos trabalhadores do setor privado ou pensionistas que passaram a receber o benefício entre janeiro de 1977 e setembro de 1988 e entre março de 1994 e fevereiro de 1997.
O ministro propôs pagar a correção do benefício de uma só vez para quem recebe até R$ 500 ou tem mais de 70 anos. Para os demais aposentados e pensionistas, em parcelas.
Na noite do mesmo dia, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) disse que o pagamento imediato é importante porque atende aos que ganham menos, mas a central ainda vai avaliar o parcelamento para saber quanto tempo os outros aposentados vão ter que esperar.
A força sindical também acha que o governo deve dar prioridade aos que recebem os menores benefícios, mas diz que o prazo máximo para o parcelamento não pode passar de um ano.
A Justiça, que tem milhares de ações pedindo a revisão dos valores, pode ser beneficiada com o arquivamento dos processos.
fonte: Jornal da Globo