Marketing natalino esconde política dos banqueiros
O jornal O Estado de S.Paulo publicou uma reportagem sobre o marketing natalino dos bancos, que esconde a verdadeira política dos banqueiros: redução de postos de trabalho e exploração dos bancários, junto com filas intermináveis, juros altos e tarifas exorbitantes para os clientes.
Veja a íntegra da reportagem:
O marketing natalino dos bancos
“Quero ver você não chorar/não olhar pra trás/nem se arrepender do que faz…/Quero ver o amor vencer/mas se a dor nascer/você resistir e sorrir…/Se você pode ser assim/tão enorme assim/eu vou crer…/Que o Natal existe/que ninguém é triste/que no mundo há sempre amor…/Bom Natal/um Feliz Natal/ muito amor e paz/ pra você…”.
O Banco Nacional não existe mais, mas o jingle criado por Edson Borges (o Passarinho) em 1975, ainda ecoa na memória afetiva do brasileiro. Há quem se lembre nitidamente do menino que corria de bicicleta e chegava atrasado para completar o coral e cantar um sonoro e agudo “pra você”.
E, se o Nacional se foi há dez anos, os bancos continuaram a tradição de campanhas publicitárias e ações de Natal e Ano Novo. Uma retribuição aos clientes e aos potenciais correntistas pelo exuberante lucro que exibem nos balanços, impulsionado por novas modalidades de crédito, a exemplo do consignado, e pelos juros altos.
O Santander Banespa mantém a tradição e decora com luzes e laços vermelhos o Edifício São Paulo, um dos marcos da arquitetura da cidade, que lembra o nova-iorquino Empire State. Mais: inaugurou no último domingo a famosa árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, onde promove concertos natalinos durante o mês. A Mix, responsável por toda comunicação visual do projeto, espalhou estandartes na Avenida 23 de Março e nas proximidades do Parque do Ibirapuera, chamando para essa ação de marketing do banco controlado pelos espanhóis.
A partir de janeiro, marcando a virada de ano, o banco investe US$ 100 milhões para fixar, com jogadores da seleção brasileira – Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Cafu – a marca Santander Banespa. A criação é da agência McCann-Erickson.
AVENIDA PAULISTA
O BankBoston transformou, como em todos os anos, a agência da Avenida Paulista numa casa de Papai Noel, para o encantamento dos paulistanos. O mesmo fez o Banco Real, também na Avenida Paulista, que já abriu as portas de sua sede para o público, onde abriga a exposição “A floresta encantada”, com 63 bonecos animados mecanicamente, onde realça o consumo consciente dos produtos da floresta.
A exposição fica aberta das 10 às 21horas e a entrada é franca. As agências de publicidade que atendem o Real – Lew,Lara e Talent -, reforçam em campanhas esses projetos politicamente corretos do banco, que tem apostado em crédito ecológico. A área ocupada pela instalação natalina do Real é de 625 m2, que se amplia com o espaço ao lado do banco, transformado em corredor de lazer, com cafés, floricultores e jornaleiros.
Na sexta-feira, o HSBC também inaugurou na sua sede em Curitiba, pelo 15º ano, seus concertos de Natal. A ação faz parte do calendário turístico paranaense e integra o projeto do banco de responsabilidade social, com investimento na educação de 850 crianças. Além da ação localizada em Curitiba, o banco tem procurado, em campanhas criadas pela JWT de Curitiba, regionalizar a sua comunicação. Um esforço que prossegue nas campanhas de fim de ano.
OSCAR FREIRE
Já a rede de administração de cartões de crédito American Express (Amex) decidiu aliar a marca ao centro do consumo sofisticado de São Paulo, a região dos Jardins. Com o projeto “Amex Days Jardins”, criado pela OgilvyOne, a American Express quer estreitar o relacionamento com os usuários dos seus cartões. Por isso, bancou a decoração da região, em parceria com a Associação dos Lojistas da Oscar Freire.
O Bradesco Seguros, por sua vez, manteve a tradição de implantar no espelho d`água da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal do Rio, uma imensa árvore de Natal. As agências de publicidade que trabalham com o banco (Y&R, Neogama-BBH e Publicis) também reforçam a comunicação neste fim de ano, de olho na emoção dos clientes e futuros clientes.
PAPAI NOEL
Já a financeira Taií, do Grupo Itaú, vai retomar, em parceria com a rede de supermercados Sendas, uma tradição carioca abandonada desde 1989: a chegada de Papai Noel. Uma ação que já chegou a reunir 250 mil pessoas no estádio do Maracanã, que está em obras para os Jogos Pan-americanos de 2007. Desta vez, o Papai Noel descerá de helicóptero na Praça da Apoteose, no dia 17, e a financeira levará 800 clientes para o evento.
Além dessas ações de marketing de relacionamento, a maioria dos bancos prepara comerciais que começam a ser veiculados esta semana. O diretor da financeira Taií, Dilson Ribeiro, está convencido de que este é um momento importante para estreitar laços com os clientes.
O Unibanco promete, este mês, distribuir, numa ação criada pela agência F/Nazca intitulada Unimascotes, quatro dos seus garotos-propaganda de animação – sol, guitarra, ovo e celular -, de pelúcia, para clientes que fizerem aplicações. O alvo da ação é o 13º salário. Mas a campanha se encaixa no espírito natalino, de oferecer uma retribuição àqueles que engordam os lucros da instituição.
O sorriso do presidente-executivo do HSBC, Emilson Alonso, com o início, na última sexta-feira, das apresentações das 160 crianças que integram o Coral HSBC, é o melhor retrato da prosperidade e do intenso brilho dos balanços dos bancos nessa virada de ano.
fonte: Seeb PoA com informações de O Estado de S. Paulo