Marcha dos aposentados vai agitar Brasília nesta quarta
A marcha nacional convocada pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), com apoio da CUT, CGT, CGTB, CAT, Força e SDS, promete elevar o tom nesta quarta-feira, 8 de março, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, pela recomposição das perdas e aumento real dos benefícios.
“O objetivo é sensibilizar o governo para que, da mesma forma como fechou um acordo com as centrais, estabelecendo um reajuste de 16,67% para o salário mínimo e beneficiando 16 milhões de aposentados e pensionistas, agora garanta para os 8 milhões que recebem acima do mínimo um índice igualmente vantajoso, com aumento real que dignifique quem suou pelo Brasil”, declarou Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sintap/CUT).
Além da recuperação do poder de compra, ressaltou Luizão, “as entidades lutam pela antecipação do pagamento de metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas para o mês de junho de cada ano, o fornecimento gratuito de cesta básica de medicamentos de uso contínuo necessário ao idoso, a plena regulamentação do Estatuto do Idoso e a antecipação dos reajustes anuais do salário mínimo e das pensões e aposentadorias, sucessivamente, para o mês de março de 2007, para fevereiro de 2008 e para março de 2009”. Documento com estas reivindicações já foi enviado pelas centrais, Cobap e Sindicatos do segmento ao presidente Lula.
Enraizamento do Sintap – Fortalecendo a mobilização e o enraizamento da organização cutista no setor, o Sintap está realizando várias atividades nos Estados. Após o sucesso dos encontros em Belo Horizonte (MG) e Caldas Novas (GO), nos dias 8 e 9, será a vez de Brasília sediar um encontro regional para compor a coordenação no Distrito Federal. “Estamos crescendo, organizando o segmento e mobilizando o país para garantir direitos e ampliar conquitas”, sublinhou Luizão.
fonte: CUT