Mapa da Diversidade no setor bancário será lançado dia 2 de abril
O lançamento do Mapa da Diversidade no setor bancário está confirmado para o próximo dia 2 de abril, em São Paulo (SP). A pesquisa, a ser aplicada em agências bancárias de todo o país, é resultado de acordo firmado entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Caberá ao Mapa da Diversidade verificar a situação dos bancários em relação à cor, sexo, idade e promoção. Cada vez mais freqüentes são as denúncias de que há discriminação nos locais de trabalho, com contratações desiguais. As mulheres, os negros, os idosos, os homossexuais e os portadores de deficiência são preteridos na hora da contratação, prejudicando assim suas chances de fazer carreira.
Com base no resultado da pesquisa do Mapa da Diversidade, metas e prazos deverão ser estipulados para eliminar as desigualdades nos bancos. No entendimento da Contraf/CUT, a pesquisa é importante para a categoria bancária, devendo colaborar com aquilo que o movimento sindical sempre denunciou: que há diferenças, discriminação e subcontratação no sistema financeiro nacional.
fonte: Fenae