MANTIDAS AUTUAÇÕES POR NÃO-CUMPRIMENTO DO NOVO HORÁRIO BANCÁRIO EM PORTO ALEGRE
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul negou ontem pedido dos banqueiros para que suspendesse as autuações feitas às agências bancárias que não cumpriram o novo horário de atendimento ao público na capital gaúcha. Desde o último dia 23, vigora em Porto Alegre uma lei municipal que fixou o horário de atendimento ao público entre 9h e 17h.
Conforme informações da Federação dos Bancários do RS, 66 agências bancárias já foram notificadas pela Secretaria de Promoção, Indústria e Comércio do município por desacato à lei. Os bancos têm quinze dias para apresentarem sua defesa. Se esta não for aceita estão sujeitos a multa de 5 mil UFIRs que correspondem a R$ 4,8 mil. A reincidência pode levar à cassação do alvará da agência.
Ademir Wiederkehr, diretor da Afubesp e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre afirma que a medida encontra amplo apoio da população. “Em contrapartida” , diz, “os banqueiros temem a propagação da lei por todo o país e estão se utilizando de todos os recursos jurídicos para tentar derrubá-la” .
Ele lembra que a ampliação do horário é uma reivindicação que consta das minutas da categoria bancária nas últimas campanhas salariais, como alternativa para geração de mais postos de trabalho e melhoria do atendimento aos clientes, com o fim das longas filas nas agências. “A experiência de Porto Alegre é oportuna para reforçarmos essa bandeira nas negociações salariais que estão começando”, enfatiza, ressaltando que a sociedade certamente ficará ao lado da categoria bancária nessa luta.
O novo horário vem sendo cumprido por dez agências do Banrisul e pelo Banco Comercial Uruguaio. Para fortalecer a campanha pela sua manutenção, o sindicato dos Bancários de Porto Alegre realiza um ato público na Quinta-feira, 2, às 12h, na Andradas, esquina com a General Câmara.
fonte: AFUBESP