MANIFESTO PARA LEITURA NO DIA NACIONAL DE LUTA, 9/2
MANIFESTO DOS BANESPIANOS
Nós, funcionários do Banespa, Conglomerado e Cabesp, nos manifestamos contrariamente à última proposta apresentada UNILATERALMENTE pela diretoria do Banco e ratificamos a decisão do Encontro Nacional do dia 30/01/99 que rejeitou por UNANIMIDADE aquela proposta, por não contemplar os índices já acordados com a FENABAN e pela tentativa de rebaixamento do Acordo Coletivo com a retirada de direitos e conquistas que fizeram parte da história de luta dos banespianos nos últimos 13 anos.
Ao mesmo tempo, repudiamos veementemente os ataques às nossas Entidades de Representação DIREP/COREP e AFUBESP que o Conselho Diretor quer excluir do nosso Acordo.
Reafirmamos as nossas reivindicações:
Reajuste salarial de 1,2% retroativo a setembro/98, acordado com a Fenaban
Abono de R$ 1.050,00, conforme proposta apresentada pelo banco em 14e 15.01.99
PLR de 80% do salário + R$ 300,00 a ser paga até 01.03.99
Extensão das cláusulas de reajuste, abono e PLR a todos os funcionários da ativa, aposentados, Conglomerado e Cabesp
Manutenção de todas as cláusulas do atual Acordo Coletivo dos banespianos
Garantia de Emprego para todos os funcionários do Banespa, Conglomerado e Cabesp
Complementação de aposentadoria para os admitidos anterior a 23.05.1975, com inclusão da cláusula no regulamento de pessoal
Chamamos a atenção da população e clientes aqui presentes para as desastrosas experiências das privatizações já ocorridas durante o governo FHC que até agora não trouxeram nenhum benefício para o país. Denunciamos a utilização do Banespa, patrimônio público dos paulistas, como moeda de troca na negociação da dívida do governo estadual com a União e que hoje se encontra na mira das privatizações obscuras.
O Banespa, diante de todos os ataques da mídia e do governo, com toda esta crise que assola o Brasil, demonstra mais uma vez sua força, sendo considerado atualmente uma das instituições mais sólidas do país. Em momento algum deixou de cumprir seu papel social: o de maior investidor na agricultura, disponibilizando crédito para às micros e pequenas empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado e do País.
Conclamamos toda a sociedade, políticos e o governador deste Estado para aprovar na Assembléia Legislativa a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a renegociação da dívida do Estado, com a retomada do controle acionário do Banespa pelo Estado de São Paulo.
Esta atividade de hoje, é uma pequena amostra de nossa disposição de luta. No dia 11/02 estaremos em frente ao Prédio Central do Banespa e no dia 15.03 faremos outro grande ato na Assembléia Legislativa durante a posse dos Deputados Estaduais.
Não vamos nos curvar aos ataques da diretoria. Saberemos defender nossos direitos.
Temos certeza que, com nossa garra e determinação, chegaremos à vitória.
COMANDO NACIONAL BANESPA
CNB/CUT – FETEC/SP-CUT, SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO, FEDERAÇÕES E SINDICATOS CUTISTAS, AFUBESP, DIREP/COREP
fonte: AFUBESP