MANIFESTAÇÃO DA AFUBESP E SEEB/SP PARALISOU AGÊNCIA LIBERDADE ATÉ ÀS 11H
Adesão de funcionários e clientes e leitura de manifesto marcaram atividade
A Afubesp e o Sindicato dos Bancários de São Paulo realizaram nesta manhã manifestação em frente à agência Liberdade contra a extrapolação da jornada de trabalho. O protesto transcorreu em clima de tranqüilidade e contou com a pronta adesão de funcionários e clientes, que compreenderam ser eles os principais prejudicados com a postura desrespeitosa adotada pelo grupo Santander Banespa.
“O banco força horas extraordinárias, com reuniões não remuneradas após o expediente e em finais de semana, mas nada de contratar novos funcionários ou efetivar os estagiários”, denuncia Leni Rodrigues, diretora de Administração da Afubesp. “Com isso, continuam as reclamações dos correntistas contra as longas filas e o mau atendimento.”
A atividade, iniciada pouco depois das 8h prosseguiu até às 11h, com leitura de manifesto solicitando providências urgentes do banco. “Se a direção continuar ignorando os trabalhadores e fazendo vistas grossas para o trabalho gratuito, nas próximas manifestações quem vai extrapolar a jornada seremos nós sindicalistas, paralisando as agências por muito mais tempo”, disse José Aparecido da Silva (Chocolate).
Já Luiz Campestrim, diretor do Sindicato/SP, destacou que o enquanto cresce o desemprego no país, o Santander continua preocupado em gerar emprego na Espanha, via remessa de lucros ou trazendo funcionários da matriz para substituir a mão-de-obra brasileira.
Segundo o diretor, apenas no Nasbe, havia cerca de 500 funcionários estrangeiros em situação irregular. “Após denúncia à DRT, eles foram transferidos para o prédio do Badesp”, diz Campestrim. “Eles mandam o dinheiro para a Espanha e deixam miséria, humilhação e desemprego no Brasil”, completa Rita Berlofa, também diretora do Seeb/SP. “Exigimos respeito e não aceitaremos passivamente esta situação imposta pelos banqueiros.”
fonte: AFUBESP