Mais um bispo critica Santander por trabalho na Páscoa
A exemplo do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o bispo de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Guimarães, empenhou seu apoio aos bancários do Santander Banespa convocados para trabalhar na Semana Santa, a fim de efetuar a integração tecnológica entre os sistemas do Santander com o Banespa. O religioso comprometeu-se com os bancários a enviar um ofício ao banco repudiando, em nome da diocese, a convocação para o trabalho no sábado de aleluia, dia 15.
O bispo decidiu incluir na correspondência também o repúdio ao trabalho aos domingos, antecipando-se a possíveis convocações do banco em outras ocasiões. Os funcionários já foram obrigados a trabalhar em duas oportundiades (19 de fevereiro e 26 de março), sem pagamento de horas extras para todos.
Dom Dadeus concedeu audiência no dia 31 de março ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e à Federação dos Bancários do RS. “É uma causa justa e merece todo o meu apoio, porque a Páscoa é um dia sagrado, não é um feriado qualquer, e todos devem estar unidos em família”, enfatizou o religioso.
O arcebispo telefonou para a direção do banco e expressou o seu apoio aos bancários na coluna “A vida na Igreja” publicada aos domingos no jornal Correio do Povo.
O Santander Banespa desistiu de convocar os funcionários para trabalhar na sexta-feira santa e no domingo da Páscoa, mas manteve o sábado de aleluia, o que impede muitos funcionários possam viajar para passar a Semana Santa com suas famílias no interior gaúcho e outros estados.
O presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo, ocupou na terça, dia 10, a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Porto Alegre. Os vereadores também manifestaram o seu apoio aos bancários e criticaram a atitude do grupo espanhol que, além de não dialogar previamente com as entidades sindicais e não pagar horas extras para todos, ainda desrespeita a religiosidade e o direito ao descanso em família do povo brasileiro.
fonte: SindBancários com informações da CNB/CUT