Mais demissões são revertidas em negociação realizada com o banco na quarta-feira
Na tarde de quarta-feira, dia 11, os representantes dos funcionários do Santander Banespa voltaram a se reunir com o banco para discutir a reversão de demissões irregulares efetuadas em dezembro do ano passado. O resultado foi o cancelamento de mais algumas dispensas de bancários que apresentaram documentação comprovando que estão em estabilidade pré-aposentadoria.
Nos próximos dias o Santander Banespa dará resposta para outros 10 casos que foram apresentados pela Afubesp e pelas entidades sindicais que participaram da reunião.
De acordo com o diretor de Divulgação da Afubesp, José Reinaldo Martins, até agora o banco reverteu apenas demissões ilegais deixando de lado as de aspecto social, “como as de trabalhadores que apresentam sintomas de LER/Dort, câncer e outras doenças”.
Para mudar essa situação, as entidades sindicais e de representação irão manter a pressão sobre o grupo em defesa do emprego. “Os bancários devem estar mobilizados, uma vez que os avanços só foram possíveis graças ao esforço dos trabalhadores”, explica Mário Raia, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Restituição do Imposto de Renda – Durante a reunião, José Reinaldo cobrou também uma solução para os funcionários que não foram incluídos no lote residual de restituição do Imposto de Renda e fizeram o empréstimo para antecipação, cujo débito está previsto para o dia 20 de janeiro. O dirigente mostrou relatório disponível na internet, onde consta que o banco encaminhou novas declarações retificadoras para a Receita Federal.
“Não é justo que quem ainda não recebeu a restituição por problemas do banco sofra o débito do empréstimo em sua conta”, afirmou José Reinaldo. Os representantes dos funcionários apresentaram propostas para a definição de um novo prazo para o débito e a antecipação da segunda parcela da PLR. O superintendente de Relações Sindicais, Gilberto Trazzi Canteras, prometeu analisar o assunto.
Além dos já citados, também participaram da reunião os diretores da Afubesp, José Aparecido da Silva, o Chocolate, e Ademir Wiederkehr – que também é dirigente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da Federação dos Bancários do RS –, o secretário de finanças da CNB/CUT, Paulo Stekel, e diretores da Fetec-CUT/SP, das federações do RJ/ES e de SP/MS e de vários sindicatos do interior paulista e outros Estados.
fonte: Érika Soares – Afubesp