JUSTIÇA DETERMINA SUSPENSÃO DO AUMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DO BANESPREV
Os participantes do Banesprev conseguiram uma importante vitória no dia de ontem, 19, quando a juíza Jane Franco Martins Bertolini Serra, da 16ª Vara Cível da capital paulista, concedeu liminar suspendendo o aumento da taxa de contribuição do Banesprev.
A medida judicial, que contempla ação movida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, determina que os valores cobrados a mais no holerite de hoje sejam compensados no próximo mês. Caso a determinação não seja cumprida, foi estipulada uma multa de 10% sobre o valor majorado indevidamente.
A liminar reconheceu que a Assembléia Geral Ordinária dos participantes do Banesprev, realizada no dia 24 de abril, era o fórum adequado para aprovar ou rejeitar o aumento da contribuição. Na ocasião, a proposta de reajuste imediato foi rejeitada por 652 votos a 3.
Segundo Paulo Salvador, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, a ação na Justiça foi a única alternativa que o Conselho Diretor do Banespa deixou aos participantes do fundo. “As entidades do funcionalismo e os representantes eleitos no Banesprev tentaram a todo custo sensibilizar a patrocinadora e os diretores indicados para os problemas resultantes desse reajuste, mas eles se mostraram intransigentes.”
Ele também pede aos participantes que continuem no Banesprev. “Sair do fundo não é a solução. Temos que permanecer unidos lutando contra esse aumento indevido e exigir do banco que pague a dívida referente ao tempo passado.”
Nesta segunda-feira, das 12h às 14h, os diretores do Banesprev estarão no auditório “Roxinho” do Nasbe para esclarecer dúvidas dos participantes do fundo.
fonte: AFUBESP