Jornada Internacional de Luta no Grupo Santander Banespa é nesta
Até sexta-feira está sendo realizada a Jornada Internacional de Luta nos bancos (BBVA, ABN Amro, HSBC, Santander e Banco do Brasil). No Grupo Santander, o ato ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 24. A atividade contará com distribuição de boletim – elaborado pela CNB/CUT em três idiomas (inglês, espanhol e português).
A atividade tem o objetivo de organizar os trabalhadores de forma global para enfrentar as instituições financeiras internacionais e construir Acordos Marcos, que garantam direitos consagrados na OIT (Organização Internacional do Trabalho) e respeitem as legislações e os acordos locais.
“Apesar de todo apelo de marketing, o fato é que nem de longe esses bancos garantem condições adequadas de trabalho e fazem pouco das representações sindicais e do diálogo social”, afirmou Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da CNB/CUT.
Para ele, os trabalhadores buscam globalmente “emprego, saúde e condições de trabalho adequadas” e, com a Jornada de Lutas, os bancários esperam que estes bancos internacionais invistam mais na qualidade de vida dos seus funcionários. “Nada mais justo, pois são os trabalhadores que produzem os fabulosos lucros dos bancos”, completou.
A Jornada Internacional de Luta foi definida durante a Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, ocorrida em São Paulo entre os dias 25 e 27 de julho.
fonte: Érika Soares – Afubesp com informações da CNB/CUT