Itaú e Santander disputam BankBoston no Brasil
As operações brasileiras do BankBoston devem ser vendidas, informaram fontes de mercado na última quinta-feira, dia 20. A instituição, hoje controlada pelo Bank of America (BofA), seria adquirida por Itaú ou Santander, segundo a Agência Reuters.
“Isso é negócio para cerca de 2 bilhões de dólares”, disse um executivo que atua no meio de fusões e aquisições e que estava a par da transação. Ele confirmou que Itaú e Santander estariam competindo mais acirradamente pela compra.
Os rumores levaram a uma maior movimentação dos papéis do Itaú na Bovespa durante a tarde. Segundo uma analista, havia comentários que o preço pago pelo Boston teria sido alto e, com isso, as ações do Itaú fecharam em baixa de 0,84 por cento, na contramão do setor.
Bradesco PN subiu 3,15 por cento, as units do Unibanco, 1,65 por cento e Banco do Brasil on, 4,08 por cento.
Procurado para comentar o rumor, um porta-voz do Itaú disse que o banco ainda não podia se manifestar a respeito.
Segundo uma fonte próxima à negociação, o Santander teria vencido a disputa. Porta-vozes do banco no Brasil e na Espanha disseram que a instituição não comenta rumores.
O BankBoston emitiu comunicado informando que “por norma, jamais comenta rumores” e, nos Estados Unidos, representantes do BofA não retornaram ligações.
Conforme o BankBoston, a instituição ocupa a 13a posição no ranking dos maiores bancos do país, com 22,6 bilhões de reais em ativos totais. O Santander Banespa é o sexto, com 85 bilhões de reais em ativos totais, bem próximo ao Unibanco. O Itaú, o quarto, tem 146 bilhões de reais em ativos e fica atrás de Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil .
O negócio seria mais um na série de alienações de ativos do BankBoston promovidas pelo BofA na América Latina recentemente. Em dezembro, foram os ativos argentinos do banco, vendidos a um consórcio liderado pelo sul-africano Standard Bank .
Antes, o BofA, que é o segundo maior banco dos Estados Unidos, já havia vendido ativos na Colômbia, no Panamá e no Peru. O BofA comprou o FleetBoston, controlador do BankBoston, por 48 bilhões de dólares, em 2004. Na América Latina, ainda detém operações no Chile e no Uruguai, além de uma fatia de 24,9 por cento no Santander Serfin, terceiro maior banco do México.
fonte: Agência Reuters