IR e Mínimo: a um passo do acordo
Depois de cinco encontros para costurar um acordo que estabeleça um reajuste do salário mínimo e a correção do índice da tabela do imposto de renda, representantes sindicais voltam a Brasília nesta terça-feira, dia 24 de janeiro. Desta vez o encontro será dirigido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que deve apresentar o impacto das reivindicações dos sindicalistas sobre a Arrecadação e o Orçamento e se é possível atender aos valores propostos.
Trabalhadores e governo já chegaram ao acordo sobre o mínimo de R$ 350, resta definir se o pagamento será antecipado para a partir de abril ao invés de maio e se o índice tabela do imposto de renda será de 8% como defendem os trabalhadores.
“Acreditamos que um acordo será fechado em breve. É importante lembrar que estamos construindo uma política de reajustes do mínimo e do IR, democraticamente e que em governos anteriores não houve espaço para esse debate”, avalia o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino que participou das negociações que estará presente ao encontro desta terça. “A correção da tabela do IR é que garante a recuperação da renda dos trabalhadores, ao lado dos índices de reajuste salarial, que nos últimos anos vêm ficados acima da inflação”, complementa.
fonte: Seeb SP