Integrados sistemas do Santander e Banespa, mas gerentes ficam sem remuneração
Em pleno sábado de aleluia, desrespeitando o feriadão dos bancários, o Santander Banespa realizou em todo o país a integração tecnológica, que unificou as plataformas dos sistemas do banco. Com isso, a partir de agora, os clientes do Santander poderão ser atendidos normalmente em agências do Banespa e vice-versa, efetuando todas as operações bancárias.
O trabalho foi acompanhado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários). A entidade vai ajuizar uma ação trabalhista contra o banco, a fim de buscar uma remuneração aos gerentes e outros comissionados que não possuem ponto eletrônico pelo trabalho efetuado neste sábado, bem como nos dois domingos de simulações (19 de fevereiro e 26 de março).
O banco somente pagará as horas extras trabalhadas para os empregados que tem controle de ponto (caixas, coordenadores e escriturários) e concederá um dia de folga abonada a ser gozada até julho deste ano aos empregados de agências que trabalharam neste sábado.
Para as entidades sindicais e suas assessorias jurídicas, “trabalho sem remuneração” é “trabalho escravo”. Por essa razão, cabe o ajuizamento de uma ação trabalhista para que o Judiciário arbitre um valor aos gerentes pelo trabalho prestado.
Inicialmente, o banco queria executar a implantação tecnológica também na sexta-feira santa e no domingo de Páscoa, mas recuou após os apelos do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, do senador Paulo Paim, de deputados estaduais e vereadores.
“Lamentamos a intransigência do grupo espanhol que não negociou previamente alternativas com os bancários, mostrando-se, assim, insensível à religiosidade e aos valores dos trabalhadores brasileiros”, afirmou o diretor do SindBancários e da Federação dos Bancários, Ademir Wiederkehr.
fonte: Sindbancários