INSS bloqueia pagamento de 180 mil pessoas
A Previdência Social contabilizou 180 mil aposentados e pensionistas em todo o Brasil que terão seus rendimentos bloqueados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora em março. A medida foi tomada por não terem obedecido ao prazo até 24 de fevereiro para efetuar o recadastramento do Censo 2006.
Estes contribuintes foram convocados na primeira fase do censo, que chamou 973.864 aposentados e pensionistas no mês de outubro. Eles tiveram três meses para atualizar seus dados junto ao INSS. Após este período, o governo decidiu cortar o benefício daqueles que não compareceram.
Em Brasília, a primeira fase do censo convocou 11.397 pessoas. Destas, 7.055, ou 62% do total, foram recenseadas. O INSS ainda aguarda o comparecimento de 4.571 aposentados, ou 38% dos convocados, para atualizarem os dados. Enquanto isso não ocorre, os seus benefícios ficam temporariamente cancelados.
Para saber se está no prazo para efetuar o recenseamento, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos à correspondência enviada pelo INSS, via Correios, para seu endereço residencial. Caso haja dúvidas, basta que a pessoa retire o extrato de sua conta bancária utilizada para o pagamento da aposentadoria e leia a mensagem do INSS. O instituto esclarece no extrato se o cidadão está ou não dentro do prazo para se recadastrar.
Se for convocado, o beneficiário deverá comparecer à sua agência bancária munido da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o número de inscrição no INSS. O tempo médio para concluir o censo no caixa do banco é de aproximados 10 minutos.
O aposentado Aldenor Marques Monteiro, 69 anos, morador da Estrutural, esteve ontem tentando fazer seu recenseamento numa das agências da Caixa Econômica Federal, no Guará I. Lá, ele foi informado que, pelo número de sua inscrição no INSS, ainda não chegou o momento para atualizar seus dados.
O objetivo principal do governo ao promover o censo é eliminar os pagamentos indevidos de aposentadorias e pensões. Veja no quadro ao lado o cronograma elaborado pelo INSS para a segunda etapa do recenseamento. As datas para a apresentação dos dados atualizados são definidas a partir do último número do cartão de inscrição do aposentado ou pensionista.
fonte: Jornal de Brasília