II Encontro de Dirigentes Eleitos de Fundos de Pensão
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A Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) promoveu, nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2006, o II Encontro de Dirigentes Eleitos de Fundos de Pensão, em São Paulo. No evento, que teve abrangência nacional, foram debatidos temas conjunturais da previdência publica e complementar.
Os participantes expressaram a necessidade de se criar um espaço permanente de troca de experiências, informações, análises, documentos e debates entre os dirigentes eleitos. Para dar vazão a este anseio, a Anapar instituiu um grupo de debates via internet, mediado por representantes da entidade. O grupo se chama [email protected]. Somente pessoas inscritas terão acesso às mensagens e documentos disponibilizados. Para cadastrar-se, basta enviar uma mensagem eletrônica para [email protected]. A Anapar decidiu, ainda, promover encontros semestrais de dirigentes eleitos para debater temas de interesse dos participantes e do sistema de previdência pública e complementar. Após exposição sobre a ferramenta da plataforma eletrônica de negociação de títulos de renda fixa, dirigentes se manifestaram sobre a necessidade de adotá-la como uma forma de dar maior transparência aos investimentos. Nestes leilões eletrônicos, todas as ofertas para uma operação de compra e venda de títulos ficam gravadas, de maneira a deixar evidente qualquer tentativa de manipulação de preço, o que pode evitar perdas aos fundos de pensão. Bolsa de Valores, BM&F e CETIP são instituições que já disponibilizam estas ferramentas. Os dirigentes eleitos manifestaram a importância de se trabalhar com mais de um parâmetro para as despesas administrativas, estabelecendo percentuais sobre as contribuições, os benefícios pagos, o número de participantes, os ativos de investimentos. Também foi proposto que a Secretaria da Previdência Complementar acompanhe e compare os custos de cada entidade de previdência, de maneira a detectar aquelas que extrapolam gastos. Modelagem de planos – Em relação à modelagem de planos e às premissas atuariais, ficou evidente a preocupação de se oferecer aos participantes os melhores planos de benefícios possíveis, sejam eles nas modalidades de Benefício Definido (BD), Contribuição Definida (CD) ou Contribuição Variável (CV). Foram manifestadas críticas à recente Resolução CGPC 16, que regulamentou as modalidades de planos BD, CD, CV. A definição adotada para os planos de Contribuição Definida (BD) – obrigatórios, por lei, para os funcionários públicos e instituidores – limita as possibilidades de se construir bons planos de previdência, pois impede benefícios vitalícios e mutualismo entre os participantes. O II Encontro de Dirigentes Eleitos de Fundos de Pensão contou com a participação de Maria Auxiliadora, ex-diretora financeira do Banesprev e Coordenadora da Comissão Nacional dos Assistidos, Sonia Sartori, diretora financeira da Afubesp e integrante da Comissão Nacional dos Assistidos, e Walter Oliveira, diretor administrativo do Banesprev. “É de fundamental importância que os participantes de Fundos de Pensão se associem a Anapar para fortalecer a entidade”, avalia Walter Oliveira, que lembra: “A Anapar tem assento no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, onde são decididos os rumos da previdência complementar do país”. fonte: Anapar |