Idosos nas ruas do centro contra a violência
Pessoas vestidas de palhaço e faixas exigindo respeito tomaram as ruas do centro velho em protesto para marcar o Dia Municipal de Conscientização do Combate à Violência e Maus Tratos Contra Pessoas Idosas. A data é celebrada em 15 de junho, mas foi lembrada nesta segunda 17, durante manifestação organizada pela Abaesp (Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo) e outras entidades.
O protesto começou com concentração em frente ao Pateo do Colégio e percorreu as ruas Boa Vista, 15 de Novembro, São Bento e foi encerrado com protesto em frente à Prefeitura. Durante o trajeto foi distribuída carta à população contendo as principais exigências das entidades organizadoras entre elas: a adoção de políticas públicas direcionadas à habitação de idosos de baixa renda, a ampliação das unidades de referência de saúde dos idosos, incentivar o respeito aos idosos no transporte coletivo, programa de geração de renda sem discriminação e limite de idade.
“Estamos nas ruas para gritar e sermos ouvidos. Os temos de ser respeitados no transporte coletivo inclusive com a garantia de acessibilidade. Reivindicamos direito à moradia digna e acesso à saúde de qualidade. São muitas as formas de violência que precisam ser combatidas por meio de ações governamentais”, afirma a presidenta da Abaesp, Maria da Glória Abdo.
Durante a manifestação ficou assegurado que haverá reunião nesta terça 18 com o secretário municipal de relações governamentais, João Antonio da Silva Filho, quando ocorrerá a entrega da pauta de reivindicações.
Além Abaesp, organizam a caminhada o Garmic (Grupo de Articulação para Moradia de Idosos na Capital) a Casa de Clara, Recicla Lázado e a Rpdi (Rede de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa) entre outras entidades.
Jair Rosa, Seeb-SP
Foto: Divulgação/Facebook