Hoje é dia de protestos no Santander Banespa
Nesta quarta-feira, dia 30, os sindicatos de bancários realizam atividades nas agências do Grupo Santander Banespa de todo o país. O objetivo é pressionar a direção do banco a abrir negociações com a representação sindical, em torno da minuta recentemente aprovada pelo 19º Congresso dos funcionários.
As principais reivindicações são a prorrogação por um ano da garantia de emprego no Banespa e extensiva aos demais funcionários do grupo; unificação dos contratos, respeitando-se as condições mais vantajosas de cada banco; melhores condições de saúde, segurança e trabalho, com o fim das metas abusivas e combate ao assédio moral e discussão prévia sobre o processo de fusão e fechamento de agências e departamentos, visando preservar empregos e assegurar direitos dos funcionários, dentre outras.
As atividades desta quarta-feira englobam distribuição de carta aberta aos clientes, denunciando a intenção do grupo de promover novas demissões, o que agravará ainda mais as condições precárias de trabalho dos empregados, bem como a prestação de serviços à população.
As demissões já começaram, há cerca de duas semanas, no Santander Brasil, devendo atingir novos pontos com o término da vigência da garantia de emprego para o pessoal do Banespa, neste dia 30 de novembro.
O calendário de lutas, aprovado no 19º Congresso, também prevê para o dia 7 de dezembro, entrega de documento no consulado da Espanha; no dia 8, plenárias em cada base sindical; no dia 15, reunião de dirigentes sindicais em São Paulo e no período de 12 a 16, envio de cartões de Natal para a direção do Grupo Santander Banespa com o seguinte mote: “O melhor presente é emprego, com unificação dos contratos, saúde e condições de trabalho”.
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região promoverá atividade de mobilização no centro da capital gaúcha, pedindo apoio dos clientes e usuários, na defesa do emprego e demais reivindicações dos trabalhadores.
fonte: Fetec-SP