Grupo Santander lidera lista de queixas do Banco Central
O Grupo Santander Banespa liderou em novembro o ranking dos bancos com mais de 1 milhão de clientes que mais receberam queixas de clientes. A lista é elaborada pelo Banco Central todos os meses com base em um índice, que é calculado a partir do número de queixas, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Segundo o levantamento do BC, no mês passado o índice de reclamações do Santander Banespa chegou a 2,71. Em um universo de 4,761 milhões de clientes do conglomerado, foram registradas 129 reclamações procedentes. De acordo com o BC, 119 queixas foram resolvidas e 10 enviados à fiscalização.
O segundo colocado da lista é o Banco do Brasil, cujo índice ficou em 2,46. O BC recebeu 424 reclamações, das quais resolveu 409 e encaminhou 15 à fiscalização. O BB tem 17,232 milhões de correntistas.
O Unibanco aparece na seqüência, com 173 queixas num universo de 7,870 milhões de clientes e um índice de 2,20. Em quarto lugar, ficou o conglomerado Real ABN AMRO, com índice de 1,93, com 78 protestos em um total de 4,049 milhões de correntistas.
O Itaú aparece em quinto, com um índice igual a 1,70. No mês passado, o grupo, que tem 10,898 milhões de clientes, recebeu 185 queixas.
Na lista de reclamações contra bancos com menos de 1 milhão de clientes, o ranking do BC colocou o BMG no primeiro lugar, com 951 clientes e índice igual a 3.049,42, seguido pelo BMC (434,31), Banco Panamericano (338,25), Banco Schahin (170,13) e o Citibank (13,06).
fonte: Valor Econômico (Paula Laier)