Grupo de Segurança Bancária do RS se reúne nesta quarta
O Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Segurança Bancária, da Secretaria da Justiça e da Segurança (SJS) do Rio Grande do Sul, se reúne nesta quarta-feira, dia 26, às 9h30, para debater os problemas de insegurança nas instituições financeiras no Estado. A reunião havia sido convocada para dia 18, mas um dia antes foi suspensa e remarcada na última sexta-feira.
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) será representado pelos diretores Mauro Salles Machado e Orlando Ribeiro. Eles vão cobrar medidas para combater a onda crescente de ataques a bancos. Somente neste mês de julho já foram verificadas 23 ocorrências no Estado, segundo levantamento do SindBancários, através de notícias da imprensa e do Disque-Assalto (fone 3212.1200).
Na última reunião, ocorrida no dia 13 de junho, o diretor do SindBancários, Ademir Wiederkehr, pediu acesso aos números oficiais sobre ações criminosas nos bancos, visando acompanhar o quadro de ocorrências, a fim de intensificar campanhas de prevenção nos estabelecimentos mais visados pelas quadrilhas. Com lucros cada vez maiores, os bancos têm que priorizar a questão da segurança, investindo mais recursos em equipamentos e medidas de prevenção, como forma de proteger a vida de bancários, vigilantes e clientes.
Os bancários também exigem medidas do governo Rigotto. Faltam políticas públicas para evitar a exclusão social, assim como faltam viaturas e policiais nas ruas para inibir a ação das quadrilhas. A categoria e a sociedade não podem continuar vivendo com medo e insegurança.
O grupo, criado em 2004 a partir de proposta dos bancários, é atualmente coordenado pelo tenente-coronel Ângelo Antonio Vieira da Silva, do Departamento de Relações Institucionais, da SJS. Além dos bancários, participam representantes dos vigilantes, bancos, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal.
fonte: SindBancários