Governo renova acordo com banco para folha do INSS
O governo disse na última sexta-feira, dia 6, ter fechado um acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para que os bancos continuem a fazer o pagamento de aposentadorias e pensões do INSS.
De acordo com a assessoria do Ministério da Previdência Social, as tarifas pagas aos bancos não foram reajustadas em relação a 2006. O contrato com as instuições financeiras havia vencido em dezembro do ano passado e, apesar de ainda não ter sido formalmente renovado, o ministério garante que não haverá interrupções no pagamento.
A Previdência não divulgou o valor do contrato, mas, de acordo com dados do Tesouro Nacional, a estimativa da despesa anual com o pagamento de benefícios é de R$ 264,5 milhões .
Procurada por meio da assessoria de imprensa, a Febraban não confirmou o acordo.
O governo chegou a considerar vender a folha de pagamentos do INSS aos bancos. Assim, em vez de pagar tarifas, ele receberia pelo direito que os bancos teriam de contar com os aposentados como clientes.
A idéia, no entanto, foi bombardeada pela Previdência Social. O temor é que aconteçam problemas caso uma única instituição fique responsável pelo pagamento dos benefícios em todo o país.
Os técnicos da pasta argumentam que nenhuma instituição financeira isoladamente tem agências com capilaridade suficiente no Brasil todo.
fonte: Folha de S.Paulo