Governo amplia linha especial de habitação para aposentados
Na audiência que concedeu ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT) em 24 de janeiro, no Dia Nacional do Aposentado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a ampliação do atendimento da linha especial de habitação para o idoso, passando de 3% para 5%. A medida atende reivindicação antiga dos aposentados e foi aprovada também pelo Conselho Curador do FGTS e pela Caixa, que inclusive reduziu as taxas de juros em 70% para o segmento.
Na audiência no Palácio do Planalto, Lula comunicou a entrega semestral dos contracheques referentes ao pagamento das aposentadorias, com início previsto para fevereiro deste ano. Foi anunciada ainda, na ocasião, a abertura de convênios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com linhas de crédito especial para empréstimo consignado, cartão de crédito e cartão-turismo: taxa máxima de 12% ao ano e limite de crédito de até três vezes o valor do salário para compras no cartão, com taxa de juros de até 3,7%.
O Sintapi/CUT também discutiu com o presidente Lula a constituição quadripartite do Conselho Nacional de Seguridade Social, desmantelado por Fernando Henrique Cardoso. Outros assuntos em pauta foram o fim do fator previdenciário e a necessidade de cálculo do reajuste das aposentadorias levar em conta o índice da inflação da terceira idade (IGP-3i) da Fundação Getúlio Vargas, ou então ser aplicado como reajuste o INPC mais a variação do PIB.
fonte: Fenae