Fusão ABN/Santander: Cade receberá trabalhadores
Os representantes dos trabalhadores serão recebidos no dia 25 de outubro, em Brasília, pela presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Elizabeth Faria. Os dirigentes sindicais levarão a preocupação dos bancários do Santander e do Real ABN em relação aos empregos.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo e demais entidades têm exigido nos encontros realizados, inclusive com parlamentares de diversos partidos – no Congresso Nacional, assembléias legislativas e câmaras municipais – que haja a garantia de emprego e a manutenção dos direitos dos trabalhadores.
O Cade tem interesse em analisar os aspectos da concorrência para o consumidor e para isso, entrou na justiça para garantir o direito de julgar fusões bancárias que cabia somente ao Banco Central. O Tribunal Regional Federal da 1ª região concedeu liminar. “Vamos cobrar do Cade que na hora de analisar a fusão o emprego e os direitos dos bancários também sejam levados em conta”, afirma o presidente do Sindicato Luiz Cláudio Marcolino.
fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP