Funcionários paralisam edifício-sede do Banespa em protesto contra as demissões
Desde o início da manhã de hoje, o prédio do edifício-sede do Banespa em São Paulo, incluindo a agência Central, está completamente paralisado. A atividade, organizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Afubesp, Fetec/CUT e CNB/CUT, é em protesto contra as demissões que estão ocorrendo no banco.
As dispensas começaram ontem e até o momento as entidades sindicais e de representação receberam a denúncia de que aproximadamente 70 colegas perderam o emprego. Entre os colegas demitidos estão portadores de LER e de outras doenças ocupacionais, além de pessoas com mais de 40 anos de idade.
As demissões acontecem menos de um mês depois de o banco divulgar o excelente lucro de R$ 1,746 bilhão em 2003. “O que o Santander Banespa está fazendo é um absurdo, pois não existe motivo para demissões”, afirma o presidente da Afubesp, Aparecido Sério da Silva. Ele explica que o objetivo das entidades sindicais e de representação é pressionar o banco a abrir negociação para reverter as demissões.
A manifestação em frente ao edifício-sede deve continuar pelo menos até às 12h, quando será realizada uma assembléia para definir os próximos passos do movimento de resistência. Diversos funcionários demitidos também participam do ato para denunciar as injustiças que estão sendo praticadas pelo grupo espanhol no Brasil.
fonte: Afubesp