Funcionários do Santander reivindicam fim das demissões e novas contratações
Na reunião do CRT (Comitê de Relações Trabalhistas) do Santander, realizada na tarde de ontem, 13, em São Paulo, os assuntos mais debatidos foram as demissões que estão ocorrendo no Santander e a falta de novas contratações. Os representantes dos bancários voltaram a denunciar que os alvos das demissões são os trabalhadores próximos da estabilidade pré-aposentadoria e os funcionários no término da estabilidade adquirida após a alta do INSS. A representação também reclamou do aumento da sobrecarga de trabalho nas agências e departamentos, causado pela diminuição no quadro de pessoal. O problema tem obrigado os trabalhadores a extrapolarem a jornada. O curioso é que os negociadores do Santander argumentaram que o banco tem contratado funcionários e não pratica ato discriminatório nas demissões. Segundo eles, foram contratados cerca de 900 empregados até o início de maio, sendo 300 caixas executivos. Informações dadas na reunião revelam que entre o primeiro trimestre de 2007 e o de 2008 houve redução de 1.142 funcionários na empresa. No mesmo período foram abertas novas agências. “É essencial a contratação de mais funcionários, não só para garantir o bom atendimento, mas para não piorar ainda mais as condições precárias de trabalho”, cobra o diretor da Afubesp José Reinaldo. Veja integra da ata do CRT com todos os itens debatidos: Ata da Reunião do Comitê de Relações Trabalhistas do Santander Presentes: REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS: Representação: Mario Raia, Cristiano, Paulo Stekel, Zé Reinaldo, Vera Marchioni, Hélio Prado, Marcelo, Israel, Ivone, João Carlos, Dra. Mariangela e Garcez. REPRESENTANTES DO BANCO: Santander: Gilberto Trazzi, Simone F. S. Navarro, Marcos A. Schmidt, Alberto Camacho e Renato Franco. 1) Demissões (Contratação de pessoal) Pelos Representantes dos Empregados O Santander continua demitindo, de forma dirigida, trabalhadores que estão próximos de garantir estabilidade pré-aposentadoria e os funcionários no término da estabilidade adquirida após a alta do INSS. Aliado à falta de contratação, provoca a diminuição do quadro de funcionários e consequentemente aumenta-se a carga de trabalho. Daí decorrem outros problemas como: supervisores trabalhando como caixas durante todo o dia, reuniões fora do horário de expediente com sugestão de compensação das horas estendendo o horário de almoço além de se continuar a prática de cobrança de produção com os poucos funcionários que restam impondo metas abusivas, inclusive para os caixas. Reivindicação: Fim das demissões e a contratação de novos funcionários. Pelos Representantes do Banco Banco informa que tem contratado funcionários e que não pratica ato discriminatório. Já contratou cerca de 900 empregados até início de maio, sendo, 300 Caixas Executivos. Os representates dos Empregados reiteram a necessidade de mais contratações tendo em vista que de acordo com os números do balanço consolidado da empresa, no período compreendido entre o primeiro trimestre de 2007 e o primeiro trimestre de 2008 houve uma redução de 1.142 funcionários. E mais, no mesmo período houve abertura de grande quantidade de agências. Reiteram ainda, que, durante as homologações, têm verificado a grande quantidade de demissões de trabalhadores prestes a adquirir a estabilidade pré-aposentadoria e de outros, que recém saíram da estabilidade decorrente de auxílio acidentário e/ou doença. Pelos Representantes dos Empregados O fechamento de Núcleos de Pastas e Serviços (por ex. em Campinas) acarretou diversos problemas, tais como: – O processamento de envelopes de depósitos, de pagamentos e de pastas VIP e G.O passou a ser feito nas agências após o horário de expediente bancário acarretando acúmulo de serviço. – Transferência dos funcionários dos núcleos para as agências sem o devido treinamento e provocando alteração em sua rotinas de vida pois muitos destes trabalhavam em horários noturnos. – Geração de um passivo trabalhista da empresa anterior (TRANSPEV). Reivindicação: Suspensão imediata desse procedimento. Contratação de mais trabalhadores para execução desses serviços e pagamento pelo banco das verbas rescisórias dos trabalhadores da TRANSPEV. Pelos Representantes do Banco Banco revisou os fluxos das operações e está analisando as atividades. Toda mudança requer readaptação dos processos e a forma de trabalho. Tem uma equipe avaliando o fluxo para realizar estudos específicos (operações), podendo gerar contratações ou mudanças no processo. Foram contratados Caixas para suprir a demanda. O Banco contrata a prestação de serviços, junto às empresas de mão-de-obra especializada. A relação trabalhista, dessas com seus empregados não sofre ingerência por parte do Banco. A ruptura do contrato não partiu do Banco, que está tomando as medidas necessárias quanto a questões contratuais, respeitando os limites jurídicos, as partes e individualidades. Os representantes dos Trabalhadores reafirmam a necessidade da contratação de mais funcionários e esperam que o Banco resolva junto à empresa, com a maior brevidade a questão dos débitos trabalhistas com os ex-funcionários, considerando que tomador e prestadora de serviços são solidárias nas questões laborais 3) Trabalho aos finais de semana – Mesa de Crédito SP2 (CASA2) Pelos Representantes dos Empregados Cerca de 80 bancários deste setor trabalham regularmente durante a semana e são solicitados a trabalharem de dois a três finais de semana por mês (para atendimento aos financiamentos gerados em concessionárias de veículos) não recebem auxílio refeição nem vale transporte. Dessa forma, chegam a trabalhar 12, 13 dias consecutivos durante o mês. Reivindicação: Pagamento de Auxílio refeição e vale-transporte e elaboração de escalas com folgas contemplando descanso semanal de dois dias consecutivos. Pelos Representantes do Banco Banco irá levantar a freqüência de funcionários envolvidos, quais atividades e horários praticados. Prazo de resposta: 10 dias úteis. 4) Mudanças na Renda Variável Pelos Representantes dos Empregados O banco mudou a pontuação dos programas de remuneração variável, piorando os critérios. Segundo vários gerentes, as alterações praticamente inviabilizam o recebimento de qualquer renda no final do semestre. Reivindicação: A representação quer a reversão desse processo e tomar conhecimento das mudanças feitas pelo banco, sem qualquer participação dos empregados. Pelos Representantes do Banco O Banco vai verificar e esclarecer o processo. Prazo fonte: Márcia Mapelli – Afubesp |