Funcionários do Santander reivindicam fim das demissões e novas contratações
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Na reunião do CRT (Comitê de Relações Trabalhistas) do Santander, realizada na tarde de ontem, 13, em São Paulo, os assuntos mais debatidos foram as demissões que estão ocorrendo no Santander e a falta de novas contratações. Os representantes dos bancários voltaram a denunciar que os alvos das demissões são os trabalhadores próximos da estabilidade pré-aposentadoria e os funcionários no término da estabilidade adquirida após a alta do INSS. A representação também reclamou do aumento da sobrecarga de trabalho nas agências e departamentos, causado pela diminuição no quadro de pessoal. O problema tem obrigado os trabalhadores a extrapolarem a jornada. O curioso é que os negociadores do Santander argumentaram que o banco tem contratado funcionários e não pratica ato discriminatório nas demissões. Segundo eles, foram contratados cerca de 900 empregados até o início de maio, sendo 300 caixas executivos. Informações dadas na reunião revelam que entre o primeiro trimestre de 2007 e o de 2008 houve redução de 1.142 funcionários na empresa. No mesmo período foram abertas novas agências. “É essencial a contratação de mais funcionários, não só para garantir o bom atendimento, mas para não piorar ainda mais as condições precárias de trabalho”, cobra o diretor da Afubesp José Reinaldo. Veja integra da ata do CRT com todos os itens debatidos: Ata da Reunião do Comitê de Relações Trabalhistas do Santander Presentes: REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS: Representação: Mario Raia, Cristiano, Paulo Stekel, Zé Reinaldo, Vera Marchioni, Hélio Prado, Marcelo, Israel, Ivone, João Carlos, Dra. Mariangela e Garcez. REPRESENTANTES DO BANCO: Santander: Gilberto Trazzi, Simone F. S. Navarro, Marcos A. Schmidt, Alberto Camacho e Renato Franco. 1) Demissões (Contratação de pessoal) Pelos Representantes dos Empregados O Santander continua demitindo, de forma dirigida, trabalhadores que estão próximos de garantir estabilidade pré-aposentadoria e os funcionários no término da estabilidade adquirida após a alta do INSS. Aliado à falta de contratação, provoca a diminuição do quadro de funcionários e consequentemente aumenta-se a carga de trabalho. Daí decorrem outros problemas como: supervisores trabalhando como caixas durante todo o dia, reuniões fora do horário de expediente com sugestão de compensação das horas estendendo o horário de almoço além de se continuar a prática de cobrança de produção com os poucos funcionários que restam impondo metas abusivas, inclusive para os caixas. Reivindicação: Fim das demissões e a contratação de novos funcionários. Pelos Representantes do Banco Banco informa que tem contratado funcionários e que não pratica ato discriminatório. Já contratou cerca de 900 empregados até início de maio, sendo, 300 Caixas Executivos. Os representates dos Empregados reiteram a necessidade de mais contratações tendo em vista que de acordo com os números do balanço consolidado da empresa, no período compreendido entre o primeiro trimestre de 2007 e o primeiro trimestre de 2008 houve uma redução de 1.142 funcionários. E mais, no mesmo período houve abertura de grande quantidade de agências. Reiteram ainda, que, durante as homologações, têm verificado a grande quantidade de demissões de trabalhadores prestes a adquirir a estabilidade pré-aposentadoria e de outros, que recém saíram da estabilidade decorrente de auxílio acidentário e/ou doença. Pelos Representantes dos Empregados O fechamento de Núcleos de Pastas e Serviços (por ex. em Campinas) acarretou diversos problemas, tais como: – O processamento de envelopes de depósitos, de pagamentos e de pastas VIP e G.O passou a ser feito nas agências após o horário de expediente bancário acarretando acúmulo de serviço. – Transferência dos funcionários dos núcleos para as agências sem o devido treinamento e provocando alteração em sua rotinas de vida pois muitos destes trabalhavam em horários noturnos. – Geração de um passivo trabalhista da empresa anterior (TRANSPEV). Reivindicação: Suspensão imediata desse procedimento. Contratação de mais trabalhadores para execução desses serviços e pagamento pelo banco das verbas rescisórias dos trabalhadores da TRANSPEV. Pelos Representantes do Banco Banco revisou os fluxos das operações e está analisando as atividades. Toda mudança requer readaptação dos processos e a forma de trabalho. Tem uma equipe avaliando o fluxo para realizar estudos específicos (operações), podendo gerar contratações ou mudanças no processo. Foram contratados Caixas para suprir a demanda. O Banco contrata a prestação de serviços, junto às empresas de mão-de-obra especializada. A relação trabalhista, dessas com seus empregados não sofre ingerência por parte do Banco. A ruptura do contrato não partiu do Banco, que está tomando as medidas necessárias quanto a questões contratuais, respeitando os limites jurídicos, as partes e individualidades. Os representantes dos Trabalhadores reafirmam a necessidade da contratação de mais funcionários e esperam que o Banco resolva junto à empresa, com a maior brevidade a questão dos débitos trabalhistas com os ex-funcionários, considerando que tomador e prestadora de serviços são solidárias nas questões laborais 3) Trabalho aos finais de semana – Mesa de Crédito SP2 (CASA2) Pelos Representantes dos Empregados Cerca de 80 bancários deste setor trabalham regularmente durante a semana e são solicitados a trabalharem de dois a três finais de semana por mês (para atendimento aos financiamentos gerados em concessionárias de veículos) não recebem auxílio refeição nem vale transporte. Dessa forma, chegam a trabalhar 12, 13 dias consecutivos durante o mês. Reivindicação: Pagamento de Auxílio refeição e vale-transporte e elaboração de escalas com folgas contemplando descanso semanal de dois dias consecutivos. Pelos Representantes do Banco Banco irá levantar a freqüência de funcionários envolvidos, quais atividades e horários praticados. Prazo de resposta: 10 dias úteis. 4) Mudanças na Renda Variável Pelos Representantes dos Empregados O banco mudou a pontuação dos programas de remuneração variável, piorando os critérios. Segundo vários gerentes, as alterações praticamente inviabilizam o recebimento de qualquer renda no final do semestre. Reivindicação: A representação quer a reversão desse processo e tomar conhecimento das mudanças feitas pelo banco, sem qualquer participação dos empregados. Pelos Representantes do Banco O Banco vai verificar e esclarecer o processo. Prazo fonte: Márcia Mapelli – Afubesp |