Funcionários do Grupo Santander Banespa não recebem horas extras
Muitos bancários do Grupo Santander Banespa estão trabalhando fora do horário estabelecido, mas não estão recebendo hora extra. Funcionários do cargo de gerência não tem nem ponto eletrônico para comprovar a extrapolação da jornada de trabalho.
“Eles não têm como comprovar que trabalham a mais. Nem folha de presença ou livro de ponto assinam. E muitos dos que têm (ponto eletrônico), passam o cartão na hora da saída e voltam para as suas mesas de trabalho, por pressão dos gestores”, lembra o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo Marcelo de Sá.
Segundo ele, o banco argumenta que por ocuparem cargos gerenciais, estes funcionários não têm direito a hora extra. “Isso é um engano. Este é um direito garantido pela Justiça. Só gerentes gerais e administrativos, que são cargos de confiança, ficam sem receber hora extra”, protesta Marcelo.
A entidade vai solicitar fiscalizações da DRT, inclusive montando mesa redonda para discutir o assunto. “Já existe um histórico de agências do Grupo Santander Banespa que foram autuadas por esse problema”, lembra Marcelo.
fonte: Seeb SP