Funcionários denunciam abuso de poder no banco
O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias de trabalhadores do Santander que sofreram forte pressão em casos de suspeitas de fraude. A Gerência de Ocorrência Interna (GOI) tem feito várias investigações de forma abusiva e autoritária, o que vem ocasionando demissões por justa causa.
De acordo com relatos de alguns funcionários, os gerentes usam métodos que causam constrangimentos, como ameaça de levar o trabalhador preso se não confessarem. As formas de abordagem têm causado doenças psíquicas em alguns bancários.
“É bom ficar claro que toda investigação de fraude deve ser apurada, o que não aceitamos é que o Santander passe por cima dos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores. Esse tipo de atitude lembra o período do regime militar, onde presos políticos eram torturados”, afirma a funcionária do banco e diretora do Sindicato Daniela Santana. Os funcionários do banco que passarem por qualquer tipo de constrangimento devem procurar as entidades sindicais e de representação, que irão estudar quais medidas jurídicas serão adotadas.
fonte: Carlos Fernades – Seeb SP