Funcionário do Santander Banespa é reintegrado em Sorocaba
Acompanhado de um oficial de justiça, o bancário Arlindo Antonio Ferreira compareceu na manhã de quarta-feira, dia 23, à agência Centro de Sorocaba, para ser reintegrado ao quadro de funcionário do Santander Banespa. O fato, que representa uma vitória dos trabalhadores contra a arbitrariedade do banco, é resultado de ação movida pela Afubesp.
Ferreira havia sido desligado da empresa em fevereiro de 2004, mesmo sendo portador de LER/Dort. “Era digitador quando passei a sentir os sintomas da doença”, relata o bancário, que deveria ter sido reintegrado desde janeiro deste ano, quando saiu a decisão judicial reconhecendo a validade de seu pleito.
Na época, o Santander Banespa limitou-se a reativar o convênio médico do funcionário e, em flagrante descumprimento da sentença, protelou a reintegração o quanto pôde. Essa postura obrigou a presença do oficial de justiça, frente ao qual o banco não teve alternativa. “O exame médico de reintegração foi marcado para a tarde do mesmo dia”, comemora Ferreira.
Ele faz questão de mencionar as pessoas que o ajudaram a reconquistar o direito ao trabalho. “Agradeço ao Vanderson, diretor da Afubesp, que me orientou, e ao jurídico da entidade, nas pessoas do doutores Renato, Anselmo e Mário”, afirma, antes de reiterar: “Sou muito grato a todos”.
Para o diretor da Afubesp, Vanderson de Oliveira, que acompanhou todo o caso, a decisão judicial coloca a Justiça em seu devido lugar. “Uma pessoa que dedicou grande parte de sua vida à empresa (Ferreira ingressou no banco em 1981) jamais poderia ser demitida doente, no momento que mais precisava.”
O dirigente avalia que o Santander precisa mudar o tratamento que dispensa aos funcionários portadores de LER/Dort e outras doenças ocupacionais. “A atual política de RH prejudica ambas as partes: o funcionário que pode ter seu problema de saúde agravado com a dispensa e a própria instituição que, além de ser obrigada a reintegrar a pessoa, ainda arcará com as despesas judiciais.”
fonte: Airton Goes – Afubesp