FÓRUM SOCIAL MUNDIAL COMEÇA NESTA SEGUNDA, EM PORTO ALEGRE
Começa nesta segunda-feira, 25, em Porto Alegre, o I Fórum Social Mundial. O encontro tem como objetivo articular movimentos contrários às políticas impostas por organismos de financiamento internacionais, notadamente o Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Mundial do Comércio e Banco Mundial.
Defender os direitos humanos, a justiça social e a proteção ao meio-ambiente são as principais tarefas do fórum, que ocorre deliberadamente no mesmo período da 55ª assembléia anual do FMI, em Praga, na República Tcheca. No mesmo período, também estão previstas manifestações contrárias à atuação das entidades em diversas partes do globo.
A Initiative Against Economic Globalisacion (ICGE), que coordena a maioria das atividades de protesto, pede pura a simplesmente a extinção das três organizações. “(Elas) são usadas pelos países ricos para estabelecer as regras que regem a globalização econômica em detrimento dos países pobres”, declarou Scott Colby, um dos integrantes da ICGE.
No comitê organizador do Fórum de Porto Alegre, estão, entre outras entidades, a CUT, o MST, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da CNBB, e o Ibase.
fonte: AFUBESP