Formada subcomissão para acompanhar fusão entre ABN e Santander
Na manhã de quinta-feira, dia 27, foi formada uma subcomissão, dentro da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, para acompanhar o processo de aquisição do ABN/Real pelo Santander. A criação do grupo ocorreu durante a audiência pública, que discutiu a fusão entre os dois bancos. Bancários de todo o país participaram do evento.
A subcomissão presidida pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) é composta por dirigentes sindicais e da Afubesp e parlamentares que estiveram na sessão, entre os quais Nelson Marquezelli (PTB-SP) – presidente da Comissão de Trabalho –, Ricardo Berzoini (PT-SP), Tarcisio Zimmermann (PT-RS) e Chico Lopes (PCdoB-CE). O objetivo é aprofundar os debates sobre a regulamentação do artigo 192 da Constituição, que estabelece regras para o sistema financeiro.
Durante a audiência, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Antonio Medeiros, anunciou nova convocação dos bancos, particularmente da direção do Santander, para a próxima quinta-feira (4 de outubro). A intenção é firmar um acordo que garanta o emprego dos trabalhadores no processo de fusão.
Ele disse também que o MTE está adotando uma série de medidas para restabelecer, no Brasil, a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que proíbe dispensas imotivadas. Segundo Medeiros, o ministro Carlos Lupi está comprometido com a causa. “Não se permitirá que o Santander faça no Brasil o que não faz na Espanha”, destacou o secretário, referindo-se às demissões.
Ao final o deputado federal Ricardo Berzoini propôs a criação de um grande movimento para pressionar o Banco Central a buscar medidas de proteção ao emprego no caso da fusão e discutir a concentração no sistema financeiro nacional.
Nova audiência – A fusão entre os dois bancos também será tema de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor. O evento, agendado para a próxima terça-feira, dia 2 de outubro, às 14h, irá debater as implicações da aquisição do ABN/Real pelo Santander nas relações de consumo e na economia.
Pessoal Pré-75 – Na audiência, o deputado federal Nelson Marquezelli lembrou a falta de respeito do Santander para com os aposentados e pensionistas pré-75 do Banespa, que ainda estão na luta pelo resgate da Resolução 118/97 do Senado Federal.
fonte: Érika Soares – Afubesp com informações Seeb SP