Fiscalização do Ministério do Trabalho nos cursos do Projeto Altair deve ocorrer esta semana
Após solicitação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, o Ministério do Trabalho deve enviar até sexta-feira, dia 9, técnicos para verificar se os cursos oferecidos pelo Santander Banespa estão realmente possibilitando a transferência de informações tecnológicas aos bancários brasileiros. A entidade procurou o Ministério para contestar a proposta do banco de trazer mais 118 estrangeiros para trabalhar no Brasil.
Além disso, denunciou que a vinda de trabalhadores de outras nacionalidades causa demissão de brasileiros. Há informações de que podem ocorrer mais de 500 dispensas em janeiro. “O grupo só cresceu desde que chegou ao país; essas demissões são uma grande injustiça cometida com os nossos trabalhadores”, destaca o dirigente sindical Luiz Campestrin.
Esclarecimento – No dia 23 de dezembro, uma reunião realizada entre sindicalistas, representantes do banco e do Ministério, definiu que estão suspensas liberações de estrangeiros até que fique esclarecido que tipo de treinamento a empresa pretende dar aos brasileiros para que eles tenham acesso às tecnologias do projeto Altair.
De acordo com o programa apresentado, o sindicato e a Afubesp avaliaram que esses cursos não transferirão informações necessárias aos atuais funcionários do Santander Banespa. Para o banco, o cronograma é adequado. O impasse levou o Ministério a propor que seus técnicos avaliem os cursos oferecidos pela empresa. Enquanto ocorre as avaliações, não será autorizada
fonte: Folha Bancária