Extrato “Inteligente”: mais um tiro no pé do Santander Banespa
O jornal O Imparcial, da cidade de Presidente Prudente (SP), em sua edição de hoje traz matéria sobre a inauguração de uma sala de inclusão digital na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo). Aquilo que poderia trazer algum retorno positivo para a imagem do Santander Banespa, o patrocinador do espaço, acabou sufocado por mais uma notícia de reclamação de clientes contra a cobrança da tarifa do chamado Extrato Inteligente (que foi divulgada ao lado, na mesma página do periódico).
O referido extrato, na verdade, é um caso clássico de falta de inteligência. Num momento em que se acirra a disputa por mercado no sistema bancário, além de uma batalha particular com a Nossa Caixa pelas contas dos funcionários públicos estaduais, a direção do Santander Banespa coloca mais uma pedra no caminho dos funcionários, criando outra tarifa e aumentando ainda mais a bronca dos clientes.
Qualquer pessoa com um mínimo de noção de mercado poderia prever que não é momento para mais tarifas. Mas dentre todos os “çábios” que dirigem o banco, não houve um para perceber que o produto não tinha futuro.
Ou o Santander profissionaliza sua diretoria, de maneira a evitar desastres como a campanha de mídia e esse extrato dito inteligente, ou os esforços dos funcionários continuarão sendo insuficientes para convencer a clientela de que o Banespa ainda guarda alguma coisa do grande banco que foi.
Artigo de João de Deus, diretor do Sindicato dos Bancários de Presidente Prudente e funcionário do Santander Banespa