Executiva dos Bancários se reúne com o TST nesta quinta-feira
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) convocou a Executiva Nacional dos Bancários para uma reunião com o presidente Vantuil Abdala. O objetivo é discutir a greve da categoria e o e encontro será nesta quinta-feira, às 15h, no prédio do TST em Brasília.
Segundo o presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva Nacional, Vagner Freitas, o ministro do TST que ouvir o que os bancários têm a dizer sobre a greve. “Vamos aproveitar a oportunidade para relatar todas as nossas dificuldades nesta Campanha Salarial”, disse.
Vagner destacou que o primeiro ponto a ser discutido com o presidente do TST é a recusa da Fenaban em reabrir as negociações. Desde o início da greve, no dia 15 de setembro, os bancários estão tentando conversar com os banqueiros, que apesar do tamanho do movimento se recusam a melhorar a proposta. “Na semana passada, o próprio ministro Vantuil Abdala disse aos representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que o TST espera que o impasse seja resolvido de maneira negociada. Assim, vamos pedir a intermediação do Tribunal para conseguirmos voltar às negociações”, explicou Vagner.
Os sindicalistas ainda vão denunciar o abuso dos bancos com o interdito proibitório – um instrumento jurídico que serve para coibir a ocupação de terras, mas que os banqueiros utilizam para barrar a greve. “Vamos colocar nossa posição de que o interdito está sendo usado de maneira abusiva e que toda e qualquer decisão envolvendo o conflito capital-trabalho deve partir da Justiça do Trabalho e não a Cível. Além disto, vamos denunciar o uso da força policial para acabar com as manifestações”, finalizou.
fonte: Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT