Ex-secretário do Tesouro admite que pode ter errado
O ex-secretário do Tesouro Nacional, Fábio de Oliveira Barbosa, afirmou durante a audiência pública da Comissão de Trabalho, realizada nesta quinta-feira, dia 6, que não tem responsabilidade por eventuais prejuízos a cerca de 15 mil empregados, aposentados e pensionistas do Banespa. “Eu agi de boa-fé. Eu posso não ter acertado todas as vezes, mas, se errei, foi tentando fazer o melhor pelo País e pelo contribuinte”, garantiu.
Para ele, o impasse sobre a complementação das aposentadorias tem natureza trabalhista e deve ser discutido entre os funcionários e o seu atual empregador, o Santander.
De acordo com denúncia dos empregados do Banespa, o Santander descumpriu a exigência de atualizar o valor dos recursos para complementação de aposentadorias e pensões. Os empregados também consideram irregular a transferência, do Tesouro Nacional para o banco Santander, de títulos inegociáveis no valor de R$ 7 bilhões, que garantiriam a complementação.
O presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, lembrou que quem conduziu todo o processo de privatização do Banespa e da transformação dos títulos que a garantem foi o Banco Central e o Tesouro Nacional. “Como agora seus representantes fogem à responsabilidade?”, indagou.
fonte: Agência Câmara