Esclarecimento sobre texto do Jornal Valor Econômico
Um texto publicado no Jornal Valor Econômico, de circulação nacional, causou espanto ao afirmar que a privatização do Banespa foi legítima, assim como outras informações veiculadas de maneira errônea no mesmo artigo, escrito neste dia 12 de novembro pela colunista Raquel Balarin.
Em resposta, o diretor da Afubesp e coordenador da CNAB, Herbert Moniz, esclarece os fatos.
Leia abaixo a íntegra da resposta:
A propósito do artigo “FAZENDA E SANTANDER BRIGAM NOS TRIBUNAIS”, edição de 12 corrente, desse importante jornal econômico, acrescentamos que o SANTANDER CENTRAL HISPÂNICO não ficou apenas com a reversão do provisionamento da multa, aliás, de origem previdenciária (regime de caixa) dos antigos funcionários do BANESPA. Recebeu, na outra mão, aproximadamente mais 4 (quatro) bilhões de reais, em novembro/2000, destinados a pagar pensão de velhos e viúvas, apartados também (em títulos federais) nas provisões e delas se apropriou durante 5 (cinco) longos anos de congelamento salarialdos aposentados da ex-estatal paulista.
Somem os valores: não houve privatização legítima nem “o nosso dinheirinho” foi poupado coisa nenhuma.
O assunto rola até hoje nas Casas do Congresso Nacional e em diversas ações na justiça, para reparação. No último dia 5 deste mês, a Comissão do Trabalho e a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizaram AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre o tema que foi amplamente divulgado pela TV Câmara.
Uma lástima escandalosa. Para dizer o mínimo.
Herbert Moniz