Entidades rejeitam fim das portas giratórias em São Paulo
A Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), formada por representantes de empresas e trabalhadores e coordenada pela Polícia Federal, aprovou na quinta-feira, dia 8, em reunião realizada em Porto Alegre, documento a ser encaminhado ao prefeito de São Paulo, José Serra, propondo o seu veto ao projeto que proíbe a instalação de portas giratórias de segurança com detectores de metais nas agências e postos de serviços bancários.
O projeto é do vereador Dalton Silvano (PSDB) e foi aprovado pela Câmara de Vereadores de São Paulo no dia 23 de novembro.
A solicitação de veto foi proposta pela Confederação Nacional dos Bancários – CNB/CUT, que esteve representada na reunião pelo secretário-geral, Carlos Cordeiro, e pelo diretor-executivo, Marcos Benedito, e assinada por diversas entidades, entre elas a Febraban – Federação Brasileira dos Bancos. A reunião foi acompanhada pelos diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e da Federação dos Bancários RS, Ademir Wiederkehr e Amaro Silva de Souza.
“Trata-se de um projeto que se contrapõe às medidas que vem sendo implementadas nos bancos em todo país para a melhoria das condições de segurança , a fim de inibir assaltos e outras ações criminosas. As estatísticas comprovam que caiu o número de ocorrências após a instalação das portas giratórias. Daí porque não se justifica a retirada desse importante equipamento de segurança”, diz o documento.
Assinaram o documento:
– Carlos Cordeiro – CNB/CUT(Confederação Nacional dos Bancários-CUT)
– José Tarcísio Neves – Abcfav (Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes)
– José Boaventura Santos – CNTV-PS (Confederação Nacional dos Sindicatos dos Empregados em Empresas de Vigilância, Segurança e Transporte de Valores)
– Roberto de Castro S. Muniz – IRB (Instituto de Resseguros do Brasil)
– Victor Gardolinski Júnior – Febraban (Federação Brasileira de Bancos)
– ABTV (Associação Brasileira de Transporte de Valores) – não consegui entender a assinatura
– Fenavist (Federação Nacional das Empresas de Vigilância, Segurança e Transporte de Valores) não consegui entender a assinatura
– Jorge Luiz Carrera Fernandes – Abso (Associação Brasileira dos Profissionais em Segurança Orgânica)
– Pedro Francisco Araújo – Fetravesp (Federação dos Trabalhadores em Segurança e Vigilância Privada, Transporte de Valores, Similares e Afins do Estado de São Paulo)
– Sindiforte-RJ
– José Jacobson Neto – Abrevis (Associação Brasileira de Empresas de Vigilância e Segurança)
– Zulmar Pimentel dos Santos – diretor-executivo do Departamento de Polícia Federal
– Wantuir Francisco Brasil Jacini – coordenador geral de Controle de Segurança Privada do Departamento de Polícia Federal
fonte: CNB/CUT